Presidente do grupo FCA também afirmou que a picape RAM 1500 chega em 2019. Outros 25 lançamentos serão feitos até 2023.
A Fiat confirmou nesta sexta-feira (8) que seu 1º SUV nacional será lançado em 2021. Além do modelo, o grupo Fiat Chrysler (FCA) também anunciou a chegada da RAM 1500 no mercado brasileiro ainda em 2019. As informações foram reveladas pelo o italiano Antonio Filosa, presidente da montadora para a América Latina.
Seguindo no sucesso obtido pelos SUVs da Jeep, a montadora também apostará em um modelo para a marca Fiat. Detalhes do SUV ainda não foram revelados, mas tudo indica que ele deverá ser baseado no conceito Fastback, apresentado pela montadora no Salão do Automóvel 2018.
Fiat Fastback no Salão do Automóvel 2018 — Foto: Marcelo Brandt/G1
O Fastback foi inspirado na picape Toro e, apesar de ser um utilitário esportivo, possui linhas que lembram um cupê, com o teto com uma queda suave. De acordo com Filosa, o carro já está em um estágio avançado de aprovação (mas ainda não está pronto), e será direcionado à América do Sul.
Fiat Fastback no Salão do Automóvel 2018 — Foto: Marcelo Brandt/G1
No entanto, Filosa reforçou o discurso do Salão do Automóvel de São Paulo, quando o modelo foi apresentado: tudo dependerá da queda do Euro, já que o modelo seria importado da Europa.
Fiat 500X — Foto: Divulgação/Fiat
Mais picapes
Como o G1 havia adiantado, a Fiat Strada terá um substituta em breve, que já está em desenvolvimento. Filosa reiterou a chegada deste novo modelo, que não será baseada no Mobi.
Outra futura picape confirmada para o país será a RAM 1500, que chega entre o 3º e o 4º semestre de 2019. “Será um modelo dedicado a um público exigente”, afirmou Filosa. O preço ainda não está decidido, mas o executivo apontou para a estudos relacionados ao dólar, uma vez que a 1500 será importada.
A esperada melhora da economia será uma grande aliada para o crescimento do segmento das picapes, segundo o presidente da FCA na América Latina. “Quando a economia melhora, os negócios melhoram, os agronegócios melhoram e a procura por picapes cresce”, apontou.
Ram 1500 — Foto: Divulgação/Ram
Promessas para o Brasil
A Fiat anunciou um investimento de R$ 14 bilhões na América Latina para até 2023 – grande parte direcionada ao Brasil.
De acordo com a marca, o montante viabilizará 25 novidades durante o mesmo período, divididas entre lançamentos, reestilizações, séries e versões especiais, além de “novas soluções em motorização, conectividade e infoentretenimento”.
Balanço global
Além dos anúncios de produtos e investimentos envolvendo a América Latina, a FCA também apresentou seus resultados de 2018.
Classificando como o melhor resultado de sua história, foram 4,84 milhões de veículos comercializados (102 mil a mais do que em 2017). O faturamento global foi de 115,4 bilhões de euros (4% a mais do que o ano anterior), enquanto o lucro líquido foi de 5 bilhões de euros (34% maior do que em 2017).
Segundo a empresa, a América Latina teve importante participação nos resultados de 2018, com vendas 10% maiores.
Fonte: G1