A 29ª Autopromotec – 2022, Feira Internacional Bienal de Equipamentos Automotivos e Produtos para o Aftermarket, que aconteceu de 25 a 28 de maio, marcou o reinício das feiras presenciais com muito sucesso, muitas novidades e muito profissionalismo.
O evento, dedicado aos equipamentos automotivos e produtos de reposição, ressurgiu grandioso, depois da pausa forçada em virtude da pandemia, e ofereceu uma perspectiva única sobre todos os segmentos do setor e sobre as tendências que caracterizarão seu futuro.
Tecnologia e inovação, novidades e desenvolvimentos e a troca de ideias mantiveram atualizados todos que compareceram ao recinto da feira.
O setor do aftermarket automotivo voltou a reunir presencialmente todos os profissionais internacionais do setor, realizando uma grande mostra internacional de produtos e serviços específicos para cada segmento do mercado, proporcionando uma importante oportunidade para que expositores e visitantes explorassem e discutissem sobre as novidades do setor.
Mais de 1.300 empresas ocuparam uma área de exposição de 141.000 m2 escolhendo a Autopromotec para mostrar seus produtos e serviços. O grande componente internacional do evento, caracterizado pela forte presença europeia, pode ser constatada no número de expositores estrangeiros, cerca de 25% do total de 42 países representados. Outro elemento que confirma a forte importância internacional do evento é o número recorde de delegados estrangeiros; 180 de mais de 35 países, a maioria deles convidados com o apoio e coordenação do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional italiano e da Agência ICE-ITA, cuja rede territorial possibilitou selecionar operadores de mercados mais complexos e distantes. O número de reuniões B2B agendadas com expositores italianos superou mais de 800 na estimativa final. Isso é ainda maior do que na última edição pré-pandemia, demonstrando o forte interesse das empresas em retornar aos encontros presenciais.
A Autopromotec 2022, cuja internacionalidade é ainda mais importante quando considerada em relação ao atual contexto global, ofereceu uma visão privilegiada sobre todos os segmentos do mercado de reposição automotivo e, em particular, sobre o futuro do setor.
O layout da Autopromotec, dividido em 15 pavilhões no centro de exposições de Bolonha, demonstrou novamente a abrangência da gama de produtos do evento, reunindo todos os subsetores da indústria de pós-venda. As empresas foram agrupadas por categoria de produto para permitir aos visitantes realizarem itinerários personalizados de acordo com seus interesses específicos.
Todos os setores de peças de reposição, componentes e serviços automotivos, que tiveram aumento súbito de atividade, foram exibidos nos pavilhões 14, 16, 18 e 21, sendo que o de número 14, foi adicionado em relação à edição anterior.
Equipamentos para manutenção e reparo de pneus, oficinas e elevação puderam ser encontrados nos pavilhões 19 e 29. O pavilhão 28 e parte do pavilhão 29 foram dedicados a lubrificantes e no pavilhão 30, os equipamentos de diagnóstico. O pavilhão 26 e parte do pavilhão 29 foram dedicados aos equipamentos e produtos de carroceria. As empresas do setor de pneus e aros novos e reformados puderam ser vistos no Pavilhão 20, enquanto ferramentas, compressores e equipamentos multiusos foram expostos no Pavilhão 36. Os equipamentos e produtos para estações de serviço, lava-rápido e manutenção automóvel ficaram no Pavilhão 25. E a exposição completou-se com 6 áreas de demonstração ao ar livre, onde, entre outras coisas, se encontravam equipamentos para assistência rodoviária.
A Autopromotec 2022 não ofereceu apenas uma viagem ao coração do mercado de reposição automotiva, com suas últimas inovações, mas também uma visão detalhada do futuro, analisando e comparando as tendências que caracterizarão o setor. Para cada operador, visitar a Autopromotec é uma oportunidade de se manter atualizado do ponto de vista tecnológico e profissional, através de uma visão exclusiva dos mais recentes produtos, tecnologias e serviços que foram apresentados diretamente pelos líderes de mercado e através da análise detalhada e do intercâmbio de ideias oferecidas pelos numerosos workshops e conferências que foram programados.
E foi sobre esses alicerces que foi criada a FUTURMOTIVE Experience – Talks – Startups, iniciativa com a qual a Autopromotec, em colaboração com a ICE Agenzia, orientou os visitantes ao longo do evento e, de forma mais geral, através das tendências disruptivas que caracterizam a cadeia de fornecimento de mobilidade, que vão da transição do setor para a sustentabilidade ecológica, à digitalização de todos os aspectos do sistema para os novos modelos econômicos que estão surgindo.
A iniciativa teve 3 formatos que acompanharam o visitante durante sua visita ao evento. No pórtico de quatro lados da entrada da feira no centro de exposições BolognaFiere, o visitante foi catapultado imediatamente para as profundezas da evolução tecnológica, graças à Futurmotive Experience.
Através de uma experiência imersiva de imagens, luzes, sons e palavras, esta espetacular instalação focou as tendências mais importantes para os negócios do futuro. Da representação à percepção tangível: Futurmotive Experience convergiu para Futurmotive Talks, o extenso programa de conferências e workshops internacionais, que sempre foi uma característica da Autopromotec.
A edição de 2022 também abordou os temas mais relevantes do setor, reunindo alguns dos maiores líderes em inovação tecnológica, com oportunidades específicas que ofereceram análises aprofundadas e troca de ideias. Entre estes, destacaram-se os 6 workshops de enfoque internacional e europeu do ciclo IAM – International Aftermarket Meetings.
Muito mais foi apresentado nesta grandiosa mostra. E para matar sua curiosidade e manter-se informado com os eventos que foram apresentados na Autopromotec recomendamos que você faça uma visita ao site www.autopromotec.com. No Facebook, LinkedIn, Twitter e IG (@Autopromotec e #Autopromotec2022).
Escrito por: Jarbas Ávila