Após ultrapassar cem anos de atuação no Brasil, SKF dedica-se a compreender (e implementar) as novidades do setor automotivo.
O desafio de chegar aos 100 anos de atuação no Brasil foi cumprido e com louvor. A SKF atingiu a marca em 2015, ciente de que sua trajetória em nível nacional e global a qualificavam como um dos principais atores do setor automotivo brasileiro. Em 2017, aos 102 anos no Brasil e 117 no mundo, a empresa busca adaptar-se rapidamente às inovações que parecem surgir cada vez mais depressa na indústria e também no mercado de automóveis.
Chama a atenção na trajetória da empresa o desafio assumido já em 1915 de ingressar no então incipiente mercado brasileiro. À época, apenas oito anos após sua fundação na Suécia, a empresa buscava ampliar seus mercados e viu no Brasil uma possibilidade de marcar presença na América Latina. Dessa forma, contribuiu ativamente com o processo de industrialização e crescimento econômico brasileiro que seria vivenciado nas décadas seguintes.
Quando chegou ao Brasil, a SKF estruturou uma loja no Rio de Janeiro, por meio da qual realizava importações de diversos tipos de rolamentos para suprir o mercado nacional. Foi somente em 1943 que a sucursal brasileira tornou-se subsidiária do grupo sueco.
Nas décadas seguintes, a empresa conviveu de perto com os melhores e também os piores momentos da economia brasileira. Por volta de 1950, atenta ao aumento de demanda por peças devido à chegada de montadoras ao Brasil, a SKF inaugurou sua primeira fábrica no país, na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Durante a década de 1980, a empresa decidiu deixar Guarulhos e mudou a planta para a cidade de Cajamar devido, principalmente, às movimentações de mercado e também ao aumento da demanda brasileira.
Nestes mais de cem anos de atuação no Brasil, a SKF tem se movimentado em diferentes segmentos industriais, tais como energia, agricultura, naval, ferroviário, mineração, celulose, aeroespacial e, principalmente, automotivo. Graças ao aumento da demanda nos últimos anos, a SKF anunciou em 2014 a construção de uma nova fábrica para a produção de rolamentos de coroas de orientação Kaydon para fabricantes de turbina eólica que fornecem soluções para o setor no Brasil. Ao longo das últimas décadas, a empresa tem aproveitado sistematicamente a evolução do mercado automotivo brasileiro, ampliando suas estruturas e seus ramos de atuação.
Atenta às inovações
Por mais que a SKF tenha ciência da importância de sua trajetória centenária no Brasil e no mundo, a empresa não ignora as constantes inovações que surgem quase que diariamente na indústria e também no mercado consumidor. Tais novidades acabam por gerar novas demandas junto aos clientes e a necessidade de inovar passa a ser de todos os entes do setor.
Pensando nisso, a SKF passou a desenvolver aplicativos móveis, a serem utilizados em celulares e tablets de forma mais ágil e eficaz por consumidores e colaboradores. As ferramentas estão disponíveis atualmente na loja de aplicativos da Apple e Android. Um dos principais objetivos da marca com as ferramentas digitais é permitir que todos tenham acesso fácil às informações mais recentes do mercado de autopeças, utilizando também aplicativos que permitem otimizar o trabalho de seus colaboradores e parceiros.
Um dos aplicativos disponíveis é o SKF Actuator Select, uma ferramenta que permite que o usuário selecione com facilidade o atuador adequado para atender às necessidades de sua aplicação. Por meio de outro dispositivo, o usuário pode obter informações sobre peças de reposição automotivas premium SKF onde quer que esteja.
Há ainda outra ferramenta desenvolvida pela SKF, com o objetivo de permitir que o usuário selecione o fuso de esferas e o fuso de rolos adequados para atender às necessidades de aplicação. “Com base nos critérios especificados, o usuário pode selecionar os produtos a partir de uma lista de resultados e ver as especificações e os desenhos. Também estão disponíveis casos de aplicação para referência”, explica a companhia.
Dentre as ferramentas que buscam facilitar o trabalho dos usuários, é possível destacar duas que cumprem bem seu papel. Por meio da Bearing Calculator, a SKF permite que sejam feitas a busca e o cálculo para produtos de rolamentos SKF. Já a SKF Belt Calculator faz com que o usuário possa elaborar e verificar os acionamentos por correias aonde quer que esteja. São diversos aplicativos, com variadas funções, mas basicamente com o mesmo objetivo: facilitar a vida (e o trabalho) daqueles que lidam diretamente com o universo da SKF.
Dessa forma, a empresa confirma sua estratégia de posicionar-se ao lado de clientes e colaboradores em meio às constantes novidades tecnológicas que passam a fazer parte do cotidiano de todos. Mais do que apenas servir-se das novas tecnologias, a companhia tem auxiliado a todos neste momento, fazendo com que a adaptação a estes novos cenários não seja tão conflituosa. É uma posição corajosa e que demonstra a força da empresa em olhar para o futuro, sem deixar de lado a trajetória centenária que lhe permitiu chegar até aqui.
Atualmente, o Grupo SKF conta com cerca de 45 mil funcionários e 18 centros técnicos espalhados por todo o mundo. Ao longo dessas últimas décadas, a companhia ainda passou a se dedicar à proteção do meio ambiente e às comunidades que vivem em seu entorno. Com esta atuação, a SKF apenas reforça seu compromisso com o país e reúne toda sua expertise e história para seguir crescendo em solo brasileiro. Por mais 10, 20, 50 ou, quem sabe, 100 anos de trabalho.
Escrito por: Redação