Entidade mantém seu importante papel de defesa e representação dos distribuidores de autopeças no Brasil
No último dia 26 de outubro, a ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) comemorou 50 anos de história. São cinco décadas representando e defendendo os maiores distribuidores e fabricantes de autopeças do Brasil.
A ANDAP foi criada em 1971 no bairro do Brás, em São Paulo, nas dependências da empresa Sama Autopeças e Pneus, do grupo Comolatti. A entidade inicialmente adotou o nome ANCAP, substituindo sua nomenclatura posteriormente.
À época, a ANDAP nasceu com o objetivo de proteger o mercado da constante comercialização dos produtos a preços abaixo do custo e também da ameaça que vinha da Europa e que tratava da entrada e domínio das montadoras de veículos automotores neste mercado. Esses fatores receberam forte apoio das indústrias de autopeças naquele momento.
O primeiro presidente da ANDAP (à época, ANCAP) foi o visionário Gustav Willi Borghoff, responsável por implementar a chamada comercialização em cascata que hoje conhecemos como a cadeia produtiva ou cadeia de valor da reposição automotiva. É a partir desse modelo que ocorre o envolvimento da indústria, do distribuidor, do varejo e da reparação de veículos.
Borghoff esteve à frente da entidade no período de 1971 a 1980. Ao seu lado, teve um time de empreendedores ávidos pelo progresso e batalhadores pelo fortalecimento do comércio de autopeças como Anastácio Giannini, Athos Vannucci, Clóvis Cabrino, Eduardo Cury, Guido Luporini, José Antonio Giannini, José Carlos Rizzo, José Colombo, Luciano Figliolia, Marcos Maia dos Santos, Mário Penhaveres Baptista, Maurice Eskinaze, Newton Pinto, Oswaldo Cardenuto, Pedro dos Santos Bernardes, Roberto Inácio Queiróz Filho, Ronaldo Luiz de Loreto e Waldir Siedschlag.
E fora justamente Waldir Siedschlag quem assumiu a presidência da ANDAP em 1980, permanecendo no cargo até 1995. Foi durante seu mandato que a entidade passou a promover missões para outros países. O objetivo era proporcionar aos associados uma visão mais próxima sobre a realidade do setor automotivo de outros países.
Foi através dessas missões que distribuidores de autopeças brasileiros puderam ter acesso, de fato, a iniciativas e boas práticas que eram executadas em mercados que poderiam guardar algumas semelhanças com o Brasil. Necessário recordar as dificuldades de acesso à informação nessa época, com o advento ainda muito incipiente da internet.
Na sequência, foi a vez de Jaime Barrela Ozi assumir a presidência da entidade, cargo no qual permaneceu até 1999. Já em 16 de agosto de 1996, houve a mudança de nomenclatura, de ANCAP para ANDAP, com o objetivo de adaptar a entidade aos tempos modernos.
Entre 1999 e 2003, Pedro Molina presidiu a ANDAP. Nos anos seguintes, tomaram posse Frederico dos Ramos (2003 a 2010) e Renato Agostinho Giannini (2010 a 2018).
Em 2017, através de um processo de divisão de diretorias, formadas praticamente pelos mesmos membros, a ANDAP conseguiu multiplicar sua capacidade de realizar atividades.
Em 2018, tomou posse o atual presidente da ANDAP, Rodrigo Francisco Araújo Carneiro. Durante seu mandato, a ANDAP idealizou a primeira edição do Workshop Brazil Aftermarket, em Frankfurt (Alemanha), com o apoio das entidades representativas do setor. O evento ocorreu em 12 de setembro de 2018 e contou com a presença de altos executivos do mercado automotivo.
Nos últimos anos, a ANDAP precisou se adaptar às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 para seguir contribuindo com os distribuidores de todo o Brasil. Graças ao isolamento social, a entidade precisou adaptar seus tradicionais eventos para o modelo virtual e isso impactou também o Seminário da Reposição Automotiva.
Realizado virtualmente por dois anos seguidos (2020 e 2021), o Seminário é apenas um dos exemplos de eventos que representaram um importante e desafiador marco para a ANDAP, em meio à pandemia.
Neste ano, o Seminário levou ricos debates e apresentações ao público, a partir do tema central “A inteligência da informação a serviço do mercado”. Através do evento, a ANDAP evidenciou as características e a as oportunidades que surgem no mercado a partir da transformação digital – uma verdadeira revolução em procedimentos e demandas que foi sensivelmente acelerada em razão do isolamento social imposto pela pandemia.
O reconhecimento da importância do assunto neste momento apenas reforça o entendimento de que a ANDAP se renova ao longo das décadas, acompanhando os movimentos de transformação no setor e fornecendo aos seus associados as melhores ferramentas e insights para desbravar os novos cenários.
Assim, ciente das mudanças que seriam necessárias, a ANDAP promoveu em 2021 uma série de ações especiais para celebrar seus 50 anos. Seminários de diversos assuntos foram promovidos com o objetivo de sempre agregar valor aos associados da entidade.
Após meio século de história, a ANDAP mantém-se atenta aos desafios que permeiam os distribuidores de autopeças do Brasil. Ciente de que a história continua, a entidade segue oferecendo apoio e promovendo boas iniciativas, inclusive com exemplos de mercados de outros países, para gerar resultados positivos e duradouros a todos os seus associados.
Escrito por: Redação