O Futuro já chegou! E em menos de 10 meses saberemos como ele poderá ser “degustado” na 28 ª edição da Autopromotec Bolonha 2019, que se realizará de 22 a 26 de maio de 2019 no Centro de Exposições de Bolonha, na Itália.
Envolvidos pelos organizadores, representantes de instituições, universidades, fabricantes de veículos, componentes e equipamentos reuniram-se na segunda edição da Conferência Autopromotec-State of the Industry-2018 com o objetivo de delinear o futuro que o mercado da reposição automotiva terá que enfrentar face às novas necessidades de mobilidade, determinadas pela evolução da vida on-line, as novas tecnologias já disponíveis e os paradigmas irreversíveis do futuro, que envolverão também o mundo dos veículos em todas as suas facetas.
Com a atenção voltada para o Futuro, a edição de 2019 da Autopromotec está pronta para assumir o desafio das novas tendências em mobilidade, e mostrará a seus visitantes e expositores toda a gama de oportunidades e desafios que descobriu, nos temas que foram debatidos durante a Conferência Autopromotec-State of the Industry.
“Não estamos passando por uma mudança, mas por uma metamorfose.”
Com estas palavras o sociólogo Francesco Morace, professor de Inovação Social do Politécnico de Milão e presidente do Future Concept Lab. definiu o status quo do atual avanço do mundo em se tratando de conceitos, posturas, necessidades e vontades, colocadas à disposição da humanidade, graças aos avanços científicos e tecnológicos. E completou: “Esta não é uma época de mudança, mas uma mudança de época”.
A Autopromotec Conference 2018 forneceu insights interessantes, desmentindo alguns mitos sobre o impacto que a futura mobilidade terá no mercado de pós-venda automotivo e restaurando o otimismo para o mundo do reparo de automóveis.
Veículos elétricos e mobilidade compartilhada mudarão e reduzirão os veículos nas estradas. Os carros, por sua vez, serão mais seguros e complexos, e geralmente terão menos componentes devido à eletrificação.
No entanto, a assistência continuará a existir, mesmo que seja muito diferente do que era até ontem, criando serviços que nem sequer foram pensados no passado recente.
Um exemplo é a verificação crescente da presença nas oficinas de sistemas “ADAS”, que exigem calibração após cada intervenção e, portanto, exigem também operadores especializados. Eram atividades desconhecidas até ontem, mas que representam cada vez mais uma grande oportunidade de negócios.
Para vários aspectos, o trabalho do mecânico de automóveis continuará a existir, mas com regras diferentes às quais o mercado terá que se adaptar. Claro, no final não será o mais forte que sobreviverá, nem o mais inteligente, mas sim o mais aberto a mudanças. E aqui vemos outro conceito, que foi recorrente no decorrer da Autopromotec Conference 2018: ruptura, ou seja, revolução criada pela digitalização.
ROMPENDO COM O PASSADO
Precisamos saber como romper com o passado e, ao mesmo tempo, sermos capazes de interpretar as novas necessidades do cliente, agindo com tempos de resposta muito mais curtos, permanecendo constantemente atualizados e utilizando a internet para levar a oficina e seus serviços diretamente ao cliente.
Os workshops terão, portanto, que se comunicar melhor e desenvolver sites e canais sociais eficazes, como agora exigido pelos consumidores.
COMPARTILHAMENTO
Compartilhar foi outro conceito que surgiu durante a Conferência. Além de compartilhar mobilidade, o que já está ocorrendo globalmente, especialmente entre os “millennials”, o mundo pós-vendas deve compartilhar estratégias, e todos os atores envolvidos (instituições, escolas e empresas) devem jogar como uma equipe para criar esses poderosos suportes de treinamento, necessários para educar os profissionais, capacitando-os a lidar com o novo mercado sem que fiquem sobrecarregados com a mudança.
“A mensagem que queríamos lançar durante os dois dias da Conferência Autopromotec é de que o futuro é agora e requer compartilhamento. Este é um momento disruptivo que requer decisões rápidas”, diz Renzo Servadei, CEO da Autopromotec. “Não devemos ter medo do futuro, porque, embora haja tantas coisas que provavelmente não faremos mais, também há muitos serviços novos a serem oferecidos ao cliente. Precisamos criar um sistema, explicando que a humanidade permanece no centro de nossa análise: se conseguirmos fazer isso, o valor crescerá “, acrescentou.
“E, à luz do que emergiu esmagadoramente durante a Conferência Autopromotec 2018, a feira foi confirmada como um palco ideal para o mundo pós-venda”, continuou Renzo Servadei. “Por um lado, a Autopromotec oferece uma oportunidade única para que os profissionais da reparação possam aprender sobre os produtos e serviços que apoiam a oficina ‘durante este salto histórico’, enquanto, por outro, oferece-se como um evento exclusivo para aumentar o conhecimento e as habilidades técnicas relacionadas às novas tendências dando uma chance para os profissionais trabalharem juntos para transformar os desafios que o mercado apresenta em oportunidades renovadas para o setor.
Por último, mas não menos importante, os eventos da AutopromotecEDU, nossa arena voltada para o aprendizado sobre regulamentações, novas tecnologias, bem como novas ferramentas de marketing e comunicação, estarão disponíveis para o aftermarket, que, com suas conferências, representa a continuidade natural do que foi discutido na Conferência Autopromotec”, conclui Servadei.
Para manter-se atualizado com todos os novos desenvolvimentos relativos à edição de 2019 da Autopromotec, visite o site www.autopromotec.com e siga-o nas redes sociais:
- Facebook (www.facebook.com/Autopromotec)
- Twitter (twitter.com/Autopromotec): @Autopromotec e #Autopromotec2019
SOBRE A AUTOPROMOTEC
A Autopromotec é uma exposição internacional de equipamentos automotivos e de reposição que ocorre a cada dois anos no Centro de Exposições de Bolonha. Fundado em 1965, o evento é organizado pela Promotec, empresa de serviços pertencente à AIRP, associação italiana de recauchutadores de pneus, e AICA, associação de fabricantes de equipamentos automotivos. Sua fórmula única é baseada na especialização, no profissionalismo e na qualidade da exposição, um verdadeiro ponto de encontro entre fabricantes e usuários. A feira, com mais de 580 categorias de produtos, abrangendo todos os subsetores do mercado de reposição, tem a forma de uma seleção de feiras especializadas, nas quais os visitantes podem planejar roteiros personalizados com base em seus interesses profissionais. Por meio de atividades promocionais intensivas apoiadas tanto em nível institucional quanto por associações comerciais, ao longo de 27 edições a Autopromotec experimentou um contínuo crescimento internacional. Cada edição do evento concentra grande atenção no treinamento com o AutopromotecEDU, um “think tank” dedicado à análise do comércio e aos tópicos mais atuais e inovadores sobre o mercado de reposição automotivo.
Para mais informações: www.autopromotec.com
Promotec Srl: Via Emilia 41/b – 40011 Anzola Emilia (BO) Italy
Tel.: +39 051 6424000 – info@autopromotec.it
Escrito por: Jarbas Ávila