Com as mudanças impostas pela pandemia de Covid-19, a expectativa do Sebrae é que o Natal seja mais digital neste ano. Mesmo com a reabertura dos estabelecimentos e o retorno do atendimento presencial, os empresários devem pensar em estratégias de vendas que contemplem os clientes que vão optar pelas compras on-line. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, o otimismo sobre as vendas do fi nal de ano já começou com a Black Friday (em 27/11). Segundo ele, 2020 pode ser considerado o ano do comércio on-line. “Os consumidores digitais vieram com tudo, e mesmo quem tinha receio de comprar on-line enxergou nesse modelo a alternativa para continuar o consumo em meio à pandemia”, analisou.
O especialista alerta que os empresários devem ficar atentos aos legados da pandemia na hora de planejar as vendas natalinas. Para orientar os donos de pequenos negócios que estão pensando em incrementar as ações na temporada, ele fez uma lista com cinco dicas de estratégias de vendas: (1) solucione problemas e ofereça soluções rápidas para as necessidades dos seus clientes; (2) fi delize os clientes por meio de uma experiência de compra; (3) crie condições de pagamento atrativas e ofereça boas oportunidades; (4) invista na decoração temática para atrair o público; e (5) treine sua equipe tanto de venda como de suporte.
Escrito por: Redação