No dia 18 de abril, por meio de suas novas diretorias, Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças) e Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo) promoveram evento para apresentar as propostas de trabalho das entidades a partir de agora.
A cerimônia reuniu empresários da distribuição, fabricantes e os presidentes do Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo), Francisco De La Tôrre, e do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), Antonio Fiola, e representante do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Willliam Mufarej. Também esteve presente no evento Márcio O. Fernandes da Costa, presidente do Sicopneus (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Pneumáticos do Estado de São Paulo), do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon), e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). Rodrigo Carneiro, que recentemente assumiu a presidência da Andap, destacou em seu discurso que a divisão das diretorias, formadas praticamente pelos mesmos membros, deverá multiplicar a capacidade das atividades.
Além disso, Carneiro salientou que sua gestão se baseará em três pilares fundamentais: relações institucionais, desenvolvimento de mercado e aprimoramento de serviços. O executivo também abordou a necessidade de redução de custos, por conta da queda da arrecadação decorrente da Reforma Trabalhista, que acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical. De acordo com ele, a Andap estuda criar uma estação de coworking, compartilhando espaço comoutras entidades, tais como Sindirepa, Sincopeças, Sicop e Abrapneus.
Ressaltou, ainda, que a ideia é ampliar a relação de serviços prestados pela entidade aos associados por meio de parcerias que possam oferecer condições diferenciadas em diversos quesitos, como seguro, frete, banco, refeição e assessoria jurídica e qualidade de gestão. Entre iniciativas que considera bons exemplos para a atual gestão, Carneiro mencionou como exemplo o Sincades (Sindicato do Comércio Atacadistas e Distribuidor do Espírito Santo), que disponibiliza uma universidade aos seus associados.
O executivo defendeu que a Andap seja cada vez mais um fórum de discussão do aftermarket sobre modelos de negócios, bem como a ampliação da delegação na federação e confederação do comércio. Por fim, Carneiro afirmou que a entidade promoverá uma parceria com a Fundação Getulio Vargas, que possui cadeira do setor automotivo na grade de cursos de pós-graduação, e com a Fundação Dom Cabral, de modo a promover o conhecimento entre seus associados.
Além disso, afirmou que irá compartilhar cases de sucesso como da Scherer, que desenvolve treinamento em gestão. “Vamos ampliar a atuação da entidade em âmbitos nacional e internacional. Este ano participaremos da Autopar e da Autop e também será organizada comissão brasileira para a Automechanika, em Frankfurt, com realização e workshop”, informou o presidente da entidade. Outro dirigente a abordar a queda na arrecadação provocada pela Reforma Trabalhista, o novo presidente do Sicap, Alcides José Acerbi Neto, salientou ser preciso ter uma visão empresarial, repensando o modelo até então adotado.
Em suas declarações, Acerbi Neto fez questão de citar os nomes de todos da diretoria e destacou que o Sicap é responsável por normas coletivas de trabalho por força da Constituição Federal para defender os interesses das empresas junto a sindicatos de trabalhadores. Disse ainda que cada item da pauta tem grande impacto nas associadas e isso exige trabalho e investimento, sendo necessário cobrir as despesas. “Demandas formais, tributárias ou trabalhistas são obrigatoriamente conduzidas pelo sindicato.
Não sou a favor da contribuição sindical, mas da contribuição associativa para manter a qualidade dos serviços obrigatórios e para oferecer cursos de capacitação e reciclagem, participação em seminários, feiras, eventos esportivos para integração, realização de reuniões plenárias com dados setoriais e conjunturais, atuação na luta para extinção ou diminuição dos impostos e na elaboração de leis, além de apoiar as necessidades das empresas associadas”, apontou o presidente, que também enumerou as atribuições da entidade: emissão do certificado de regularidade sindical para licitações públicas e alvarás de funcionamento, participação na contratação e acompanhamento da pesquisa do MVA.
Ex-presidente da Andap e do Sicap, Renato Giannini deixou uma mensagem de otimismo aos presentes, mas fez questão de ressaltar que os oitos anos de sua gestão foram desafiadores graças à missão de suceder duas presidências com os experientes Mário Penhaveres e Frederico dos Ramos. “Mas, com diretoria competente consegui aprender e superar a maioria dos obstáculos”, finalizou o executivo.
Escrito por: Redação