O comércio eletrônico se mostrou eficiente na pandemia e ganhou um grau de importância prioritário para as empresas. O consumidor puxou essa evolução, pois é ele quem dita as regras. O canal online é uma necessidade vital porque faz a conexão de produtos com o consumidor que deseja cada vez mais ter novas experiências de compras. O chamado “Anywhere Channel”, ou seja, de qualquer lugar e a qualquer hora é possível comprar o que se deseja. Nunca foi tão fácil e simples para o consumidor ter acesso aos produtos, o que é muito bom, porém exige operações complexas para que tudo funcione perfeitamente para poder garantir eficiência em todas as etapas que envolvem a compra online. As empresas precisam entender as necessidades e aprimorar seus processos para que tudo corra da melhor forma possível.
No setor de reposição de autopeças, a complexidade é ainda muito maior porque se trata de uma venda técnica que exige conhecimento por parte de quem compra. Ainda, na maioria das vezes, é o reparador que compra as peças para aplicar no veículo e ele precisa de agilidade na entrega, de preferência no mesmo dia, o que dificulta um pouco o atendimento no canal digital para atender a demanda. Mas é, sem dúvida, mais uma opção de compra que deve evoluir e as empresas do setor precisam estar inseridas nesse contexto. A transformação digital se faz necessária, embora seja uma jornada complexa para as empresas. A matéria de capa desta edição aborda justamente essas questões. O consultor especialista no assunto, Rodrigo Catani, destaca as características dos canais digitais, a importância de monitorar o comportamento do consumidor, como tudo isso reflete nas operações da empresa e o que deve ser levado em consideração para construir um caminho eficiente para estar presente, de forma consistente, no comércio digital.
A revista traz ainda, na sessão Entrevista, a participação de Cláudio Sahad, novo presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças), que fala sobre os projetos e desafios de sua gestão e também sobre o mercado de reposição.
Além destes assuntos, a revista tem outras novidades sobre o setor.
Boa leitura!
Até breve!
Rodrigo Carneiro, presidente da Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças
Escrito por: Redação