Efeito indica que o componente pode estar abaixo da espessura mínima recomendada
Com a função de reduzir a velocidade e até parar totalmente o automóvel, o sistema de freio, composto por vários componentes, como cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, pinças, tubulações, fluido, pastilhas, discos, sapatas e tambores, entre outros, está ligado diretamente à segurança do veículo e precisa estar com a manutenção em dia.
O disco de freio é uma peça essencial no veículo e opera em regime de alta temperatura, principalmente quando é exigido com muita frequência. O atrito com a pastilha de freio faz diminuir a velocidade e parar o veículo por completo. Se o disco estiver abaixo da espessura mínima recomendada, o atrito somado à alta temperatura, pode acarretar alterações na superfície do mesmo causando empeno e, às vezes, trincas”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.
Ele explica que as superfícies de contato do disco com as pastilhas devem ser planas, uniformes e livre de trincas em ambos os lados.
A não uniformidade da superfície de atrito do disco durante seu giro indica que a peça pode estar empenada e o condutor sentirá isso toda vez que acionar o freio. “Essa irregularidade na superfície do disco é transmitida ao volante e pedal de freio em forma de vibração”, complementa Leite.
A comprovação do empenamento do disco ou cubo se dá através do uso de base magnética e relógio comparador, instrumentos fundamentais para que o reparador possa realizar um diagnóstico preciso.
Segundo o coordenador, existem vários motivos para um disco de freio empenar, entre eles: cubo de roda empenado, falta de limpeza adequada na superfície do cubo antes da instalação dos discos, uso abusivo do sistema de freio, erros na fase de assentamento de pastilhas, aperto incorreto dos parafusos de roda, choque térmico e, um dos mais recorrentes, é o desgaste excessivo dos discos de freio, ou seja, disco com espessura abaixo do mínimo recomendado.
Para alertar o usuário e reparador sobre o momento da troca do componente no veículo, a Fremax introduziu na sua linha de discos a tecnologia “Safety Check”. Trata-se de uma tecnologia inovadora que permite acompanhar regularmente o desgaste do disco de freio por meio de verificação visual de maneira prática e simples, evitando que a peça atinja espessuras abaixo do mínimo recomendado.
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa