-
- Horse Technologies será a fornecedora oficial de motores da Caterham Academy, o principal campeonato britânico de automobilismo para amadores, a partir de 2026.
-
- Os carros da temporada 2026 serão equipados com o motor HR13 1.3 turbo, de alto desempenho e quatro cilindros.
- A Horse Technologies é uma divisão da Horse Powertrain, líder global em soluções híbridas e de combustão com presença em 17 fábricas e 5 centros de P&D.
A Horse Technologies, divisão da multinacional Horse Powertrain especializada em sistemas de propulsão inovadores e de baixa emissão, firmou um acordo para fornecer os motores que equiparão os carros da Caterham Academy 2026 — uma das mais tradicionais portas de entrada para o automobilismo no Reino Unido.
O motor escolhido para a próxima geração dos carros da academia é o HR13 1.3L turbo, quatro cilindros com injeção direta que entrega 130 cavalos de potência (132 PS) e 176 Nm de torque a 5.150 rpm. O conjunto foi especialmente calibrado para a Caterham e representa o equilíbrio ideal entre desempenho e confiabilidade.
Com design inovador, o HR13 traz cabeçote em formato Delta, o que reduz peso e volume, melhora a gestão térmica e contribui para um centro de gravidade mais baixo. O coletor de escape integrado diretamente ao cabeçote garante resposta rápida da turbina e excelente torque em baixas rotações.
A Caterham Academy foi criada em 1995, sendo uma competição exclusiva para pilotos iniciantes. Considerada um sucesso absoluto na formação de novos talentos, já revelou mais de 1.400 competidores ao longo de quase três décadas e segue sendo um dos campeonatos mais acessíveis e respeitados do automobilismo britânico
Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, celebrou a parceria. “É uma honra fornecer nosso motor HR13 para a temporada 2026 da Caterham Academy. A Caterham é uma marca icônica, com uma história rica no automobilismo. Essa colaboração reforça nosso compromisso com o desempenho e o futuro das corridas”.
Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies, complementa: “temos muito orgulho de ver nossa tecnologia alcançar esse novo patamar. Essa será a primeira aplicação do motor HR13 no automobilismo — uma conquista que demonstra a performance, a confiabilidade e o know-how por trás de tudo que fazemos.”
Bob Laishley, CEO da Caterham, destaca que nos últimos 30 anos, a Caterham Academy formou mais de 1.400 pilotos. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Horse Technologies e ansiosos para ver esse novo motor em ação a partir da próxima temporada.”
A produção do HR13 será realizada na fábrica da Horse Technologies em Valladolid, na Espanha.
Sobre a Horse Powertrain
A Horse Powertrain consiste em duas divisões: Aurobay e HORSE. É líder mundial em soluções de propulsão híbridas e a combustão. Com sede em Londres, no Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente em 17 fábricas e 5 centros de P&D. Os três acionistas da Horse Powertrain são o Renault Group (45%), Geely (45%) e Aramco (10%).
Sobre a Horse Technologies
A HORSE é fornecedora global de soluções inovadoras de propulsão. Acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável, e por isso investe em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia na sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de know-how industrial, a HORSE desenvolve, produz e fornece propulsões híbridas completas, híbridas plug-in e a combustão, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in, e baterias).
A HORSE emprega mais de 9.000 pessoas em sete países, tem sede em Madrid, na Espanha, e conta com oito plantas de fabricação e três centros de P&D ao redor do mundo (Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak).
Sobre a Caterham
Desde 1973, a Caterham Cars Ltd produz carros esportivos leves e de dois lugares, mantendo viva a filosofia de Colin Chapman, fundador da Lotus: “simplifique e adicione leveza”. A empresa britânica oferece uma experiência de condução pura, tanto nas ruas quanto nas pistas.
Sua sede fica em Dartford, Kent, no Reino Unido, onde fabrica seus veículos em versões montadas ou em kit. Em 2023, a Caterham contava com mais de 30 revendedores oficiais em 15 países. A linha atual inclui os modelos: Seven Academy Car, Seven 170, Super Seven 600 e 2000, Seven 360, Seven 420, 420 Cup e 620.
A Caterham também mantém uma divisão de esportes a motor com cinco categorias de corrida no Reino Unido, além de campeonatos na França e em Portugal. A Caterham Academy, criada em 1995, já formou mais de 1.300 pilotos iniciantes. A marca é de propriedade do grupo japonês VT Holdings, que atua como importador da Caterham no Japão desde 2009.
Fonte: Grupo Printer Comunicação