A empresa catarinense, que atende todo o Brasil e exporta para 25 países, prevê fechar 2023 com faturamento de R$ 600 milhões.
O desenvolvimento constante de portfólio, com novas famílias de itens de motores e complemento de linhas, aliado aos investimentos significativos em avanços tecnológicos, sobretudo maquinários, têm feito a RIO – Riosulense crescer em média 20% ao ano. E, para 2023, os dirigentes da empresa de Rio do Sul, em Santa Catarina, esperam um salto um pouco maior, de 25%, aumentando de R$ 480 milhões de faturamento, em 2022, para R$ 600 milhões, em 2023.
A empresa está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina e neste ano lançará dezenas de produtos. Parte deles será apresentada na AUTOMEC (entre 25 e 29/4, na São Paulo Expo). Atualmente, a RIO oferece 5 mil itens, completando seu portfólio com 18 famílias de produtos, para as linhas leve, pesada, utilitários, motocicletas e máquinas agrícolas – fabricados com processos modernos de fundição e cerca de 80 ligas especiais, além da usinagem avançada em ferramental, em seu amplo e moderno parque fabril, com 27.000 m2 construídos, área total de 1.000.000 m2. A empresa possui parceiros distribuidores por todo País e suas peças são encontradas em mais de 4 mil lojas, além dos e-commerces.
Com 77 anos de experiência, a metalúrgica Riosulense se tornou referência na aplicação e no desenvolvimento de ligas especiais de ferro e de aço para peças do setor automotivo, atuando em diferentes mercados e fornecendo peças de reposição para as principais montadoras do mundo e para os segmentos agrícola e ferroviário, no Brasil e no Exterior. A empresa é líder de mercado na venda de camisas de cilindro, guias, sedes e tuchos de válvula. E o grande diferencial são os itens sobre medida, que auxiliam o aplicador na hora da montagem.
“A reinvenção e a modernização são constantes na história da empresa”, afirma Ornelio Kleber, CEO da RIO. Recentemente, a RIO fez um avanço significativo: a utilização de manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos, que são desenvolvidos em parceria com as áreas de Engenharia das montadoras. “Com este e outros relevantes investimentos em inovação, a RIO expandiu ainda mais os negócios e tem conseguido crescer em faturamento a cada ano”, completa o executivo. Esse ano, está com foco na linha pesada e no setor agrícola, onde já possui mais de 700 itens com aplicações em motores de marcas fortes como Mercedes, Scania, Volvo, Cummins, AGCO, John Deere, MWM, Iveco, Man, Perkins, Caterpillar, Yanmar.
As exportações da empresa correspondem hoje a 9% do seu faturamento, com negócios em 25 países de todos os continentes, e com mais intensidade na América Latina, Europa e Estados Unidos. As vendas da empresa para o exterior vêm em uma crescente. No ano passado, aumentaram 25%, em relação a 2021, e esse ano a empresa projeta um crescimento de 20%.
Em constante modernização, a RIO preza pelo suporte técnico, proximidade e conhecimento do aplicador, por isto, só no ano passado realizou cerca de 50 treinamentos com seus colaboradores e mais de 2000 visitas a campo em oficinas distribuídas pelo Brasil, apresentando produtos e entendendo a necessidade do mercado. “A partir das informações recebidas e trocas compartilhadas, construímos conteúdos técnicos em nosso YouTube, blog e redes sociais para ajudar o dia a dia do mecânico”, conta Natália da Silva Vasconcelos, gerente comercial da RIO.
Recentemente, a empresa lançou o áudio blog, para que o aplicador possa ouvir as notícias, enquanto está com a mão na massa e, também, para que as pessoas com deficiência auditiva possam usufruir do serviço. A RIO também é reconhecida pelas suas embalagens, chamadas de “Orange Box”, caixa laranja, que têm QR CODE com vídeos de aplicações e informativos técnicos.
Fonte: RIO – Riosulense Assessoria