A tecnologia desenvolvida no Brasil para o setor logístico nacional está alinhada com as tendências europeias e vai além: pode ser internacionalizada com grandes chances de sucesso.
A declaração vem do especialista Denny Mews, CEO da Cargon – uma logtech de gestão para indústrias e embarcadores -que esteve em Lisboa para participar participar do maior evento de inovação e empreendedorismo na Europa.
“Em infraestrutura, os europeus estão muito à frente do Brasil, mas em tecnologia logística competimos em igualdade, quem sabe até mais competitivos. Contudo, percebemos que os operadores de lá têm dificuldades no rastreio dos produtos transportados, entendimento dos prazos de entregas e que estamos avançados em diversos sentidos, como no uso de Inteligência Artificial”, afirma.
O sistema da CargOn, por exemplo, utiliza IA para analisar a documentação dos veículos e dos condutores, tudo em tempo real. O aplicativo valida documentos e fotos, beneficiando indústria, varejo e transportadoras e evitando prejuízos decorrentes de roubos e fraudes.
Além disso, seu sistema gerencia todo o transporte da indústria ou embarcador, emitindo documentos automaticamente, monitorando cargas e até mesmo a emissão de carbono no meio ambiente. Com inteligência de dados, a ferramenta proporciona uma análise dos indicadores logísticos, favorecendo decisões assertivas.
Sendo assim, diante do potencial europeu, a brasileira CargOn se prepara para entrar nesse mercado. “Em Lisboa, reforçamos nossa convicção da importância da inovação e da colaboração internacional. A CargOn está empenhada em apoiar as empresas europeias, proporcionando-lhes acesso à nossa tecnologia de ponta, facilitando operações e conectando mercados de maneira mais eficaz”, afirma Denny Mews, que acredita ter um grande mercado para explorar, inclusive maior que o do Brasil.
De acordo com o CEO, a plataforma encontra-se pronta para atender à Europa, com acesso em vários idiomas e via aplicativo mobile. “Estamos preparados para levar para lá muito mais gestão, segurança e ESG”, destaca.
Idealizada em 2019 e iniciando suas operações em 2020, a CargOn apresentou um notável crescimento financeiro nos últimos anos. No primeiro ano, registrou um faturamento de R$ 390 mil, alcançando um aumento significativo para R$ 6,5 milhões em 2021, representando um crescimento de quase 16 vezes. Em 2022, experimentou outro salto, atingindo um faturamento de R$ 14,9 milhões. O valuation atual da empresa é de R$ 47,5 milhões.
A CargOn facilita transações de mais de 230 mil cargas, totalizando mais de 5 milhões de toneladas e gerenciando 9,5 milhões de quilômetros rodados de forma automatizada. Seu portfólio de clientes inclui grandes redes do varejo, agronegócio e indústria.
Fonte: Engenharia De Comunicaçãoo