Saiba como se diferenciar num mercado de alta complexidade
A diferenciação te destaca dos profissionais medianos e te leva a novos patamares de performance.
A maioria de nós sabe quem são os excelentes!
Que geram ótimos resultados, tanto nos dias comuns quanto nos de extrema adversidade.
Por que a diferenciação é a porta para a desejabilidade?
O nível de atração autêntica que gera a compra e recomendação espontânea da sua marca.
Exemplos:
– Existem headhunters te procurando mensalmente para vagas estratégicas, com salário acima do que ganha hoje?
– Existem empresas ou clientes cotando e comprando suas soluções diariamente?
– A taxa de recomendação de suas soluções é tão alta a ponto de não precisar de muito esforço para se “vender”(outbound)?
A desejabilidade está diretamente ligada à excelência de suas entregas ou soluções.
Ela tem o efeito “WOW”+“MUST HAVE”.
Você consegue medir a quantidade de compras, utilização, lovers (NPS) e recomendação espontânea!
Então, como melhorar sua diferenciação e desejabilidade? Através de 3 pilares:
1 – Sua alta capacidade para descobrir as verdadeiras necessidades singulares e contextuais de seus clientes.
Muitos profissionais e empresas erram porque amam mais suas ideias e crenças do que os clientes desejam.
Se colocam como superiores, autoridades, influencers.
Distantes da realidade, sem interesse para ouvir o que é relevante e útil.
Gosto de dizer que a isca precisa ser gostosa para o peixe, não para o pescador.
2 – Sua disciplina e seu alto comprometimento com os 4 estágios de uma ótima realização:
Estruturar, realizar, revisar e refinar.
Presos na crença de que alta performance é ação apressada e resultado a qualquer custo, todos estão fazendo mil coisas com entregas sempre atrasadas e de baixa qualidade.
Como não gerenciam bem o tempo, deixam de fazer com excelência as fases “revisar” e “refinar”.
Não prestam atenção aos pequenos detalhes. Sem nuances, sem elegância.
Sua empresa promove um tempo para “refinar” as entregas e soluções diárias?
Se você tem duas horas para entregar uma solução, quanto tempo gasta com refinamento? Seja honesto.
3 – Um propósito forte para construir um processo robusto de aprendizagem que captura, produz e entrega uma solução “WOW”.
Um desejo interno, que os medianos não têm, de subir a barra da sua performance e capacidade de aprendizagem.
De fazer sua autocrítica e autocorreção, diariamente.
De se arriscar e experimentar novas e melhores formas de atuar e entregar, sem ficar esperando que líderes e mentores façam isso por você.
Esses três pilares integram um Pensamento Estratégico que intenciona diferenciação.
Com atitude para desenhar um curso de ação proativo e inovador, capaz de acelerar a descoberta, produção e entrega de soluções antecipadas e contínuas de valor.
Utilize os 3 pilares para lapidar a sua marca.
Encontre tempo para revisar e refinar.
E desfrute das ótimas evidências da sua desejabilidade.
Eduardo Carmello – CEO e fundador da Entheusiasmos Consultoria em Talentos Humanos. Saiba mais em www.entheusiasmos.com.br
Escrito por: Eduardo Carmello