Especialistas escrevem sobre como conquistar a confiança, ganhar o respeito e influenciar positivamente as pessoas
Ainda que o conceito “excepcional” possa soar um tanto vago, é possível dizer que conseguimos reconhecer – seja no ambiente profissional, seja no ambiente pessoal – aqueles indivíduos acima da média. São líderes, pessoas que cativam, encantam e inspiram, ainda que, em algumas ocasiões, estejam em áreas ou momentos distintos dos nossos. Reconhecer o “magnetismo” desses indivíduos é o primeiro passo para aqueles que desejam também evoluir como profissional e pessoal. No entanto, como reconhecer (e aprender), de fato, quais são as qualidades e características que os fazem tão encantadores e respeitados?
Chega às livrarias físicas e digitais brasileiras neste final de ano o livro “As cinco habilidades das pessoas excepcionais” (Editora Sextante, 272 páginas, R$ 55), escrito por Joe Navarro e Toni Sciarra Poynter. O primeiro foi agente do FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos) durante 25 anos, enquanto a segunda atua como escritora e editora em Nova York.
Em seu trabalho, Navarro necessariamente deveria saber como liderar. Em alguns cenários, essa habilidade poderia ser a diferença entre a vida e a morte dele e de seus comandados. A partir dessa experiência de trabalho, Navarro se interessou pelo estudo do comportamento humano. Agora, aborda os cinco princípios que, de acordo com ele, são responsáveis por guiar as pessoas excepcionais.
Com uma linguagem fácil e direta – em boa parte devido à parceria com a escritora Toni –, o ex-agente do FBI destaca também que é possível desenvolver tais habilidades, desmistificando a ideia de que seriam qualidades simplesmente inatas de poucos indivíduos.
No livro, Navarro explica que, ao longo de duas décadas de trabalho, conviveu com pessoas com características excepcionais, fazendo com que desejasse tê-las como amigos, conselheiros, professores, gestores, líderes ou até candidatos a cargos públicos.
“O que torna essas pessoas quem elas são – tão influentes, eficazes, exemplares e dignas de liderar? As qualidades que fazem com que se destaquem não estão relacionadas ao nível de educação, renda ou talento – digamos, em áreas como esportes, artes ou mesmo negócios. Não; esses indivíduos se destacam da maneira que realmente importa: eles parecem saber o que dizer e o que fazer para ganhar confiança, impor respeito e influenciar e inspirar positivamente até mesmo os mais desanimados entre nós. […] Acabei constatando que existem apenas cinco características que diferenciam indivíduos excepcionais de todos os outros. Embora sejam só cinco, essas são qualidades muito poderosas. São as cinco habilidades das pessoas excepcionais”, afirma na obra.
São essas as habilidades que ele considera essenciais:
- Autodomínio
- Observação
- Comunicação
- Ação
- Bem-estar psicológico
Com o “autodomínio”, Navarro ressalta que uma pessoa excepcional deve aprender a liderar a si mesma antes de liderar os outros. “Elaborando nossos aprendizados, entendendo a nós mesmos por meio de uma reflexão honesta e cultivando hábitos cruciais que levam à realização pessoal, lançamos as bases para uma vida excepcional”, explica.
Em “observação”, o autor explora as técnicas usadas pelo FBI para avaliar qualquer situação com rapidez e precisão. “Aumentando nossa capacidade de observar as necessidades, as preferências, as intenções e os desejos dos outros, bem como seus medos e suas preocupações, estamos mais bem preparados para decodificar pessoas e situações com rapidez e precisão”, complementa.
Em “comunicação”, o especialista aborda o poder das interações verbais e não verbais para persuadir, motivar e inspirar.
No tópico “ação”, Navarro ressalta a importância de construir um propósito comum, dando o exemplo para aqueles ao seu redor.
“Conhecendo e aplicando o arcabouço ético e social da ação apropriada, podemos aprender, como as pessoas excepcionais aprendem, a ‘fazer a coisa certa na hora certa’”, afirma Navarro.
Por fim, o escritor fala sobre o “bem-estar psicológico”, ensinando os leitores a transmitir calma e empatia para inspirar as pessoas que os rodeiam. “Entendendo a verdade fundamental de que aquilo que os seres humanos buscam, em última análise, é o bem-estar psicológico, podemos descobrir o que as pessoas excepcionais sabem: aquele que proporciona bem-estar psicológico por se importar com os outros vence”, finaliza.
O livro é o resultado de mais de 10 mil entrevistas em campo e avaliações comportamentais, unindo ciência, estudos de caso e relatos de experiências vividas pelo autor no FBI. Os autores trazem insights e outros exemplos para explicar como (e porque) essas características se destacam essencialmente nas pessoas consideradas excepcionais.
“Aprendemos e somos influenciados ao estudar indivíduos excepcionais, que diariamente demonstram que, para sê-lo, é preciso fazer coisas extraordinárias. Essas cinco características que transformam a vida são tudo o que é necessário para diferenciar você. Elas vão recompensá-lo assim que você começar a incorporá-las à sua rotina diária, aumentando sua capacidade de influenciar positivamente os outros e, sem dúvida, fazendo de você uma pessoa melhor. Elas também o tornarão um líder bem-sucedido – não apenas pronto para liderar quando a oportunidade surgir, mas digno de fazê-lo”, afirmam na obra.
Vale a leitura, principalmente para aqueles que estão escrevendo sua lista de resoluções para o próximo ano!
Escrito por: Redação