Automec amplia presença internacional entre expositores e foca em capacitação
Em sua 16ª edição, a Automec tem a expectativa de reunir mais de 700 marcas internacionais entre seus mais de 1.500 expositores. O evento, que acontece de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo, espera atrair um público superior a 90 mil pessoas, que poderão interagir com players de toda a cadeia de autopeças, equipamentos e serviços para todos os tipos de veículos.
O número de expositores internacionais representa uma expansão de 20% em relação a 2023, o que comprova a força do setor no Brasil e o interesse de marcas do exterior no mercado nacional. As empresas virão de países como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, EUA, Alemanha, Holanda, Polônia, entre outros, e prometem oferecer uma série de novidades aos visitantes.
Para Eduardo Marchetti, gerente da Automec, o aumento de expositores de fora do Brasil contribui para diversificar a oferta de soluções para a cadeia de fornecimento de autopeças.
“Temos trabalhado muito no objetivo de reunir os mais importantes players do aftermarket automotivo mundial. Dessa forma, o público visitante poderá conferir de perto uma ampla variedade de produtos, serviços e tecnologias para escolher qual delas é melhor para o seu negócio. Nenhum evento no Brasil entrega uma oportunidade comparável”, explica.
Realizada a cada dois anos pela RX, a Automec tem o apoio das principais associações do setor: Sindipeças, Abipeças, Aliança, Andap, Anfape, Asdap, Conarem, Sicap, Sincopeças e Sindirepa.
Foco na capacitação
A principal novidade dessa edição do evento é a Universidade Automec. A atração inédita foi especialmente desenvolvida para atender aos visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo.
Com isso, durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de participar de cursos e treinamentos que fornecem certificações reconhecidas nacionalmente. Os certificados representam um importante diferencial num mercado cada vez mais competitivo, pois atestam que o profissional é qualificado com domínio das mais modernas tecnologias, respeitando normas e padrões.
Os certificados serão emitidos pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –, referência em capacitação técnica e tecnológica, e pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva –, que atua na promoção de excelência e inovação do setor, além de outras empresas participantes.
Entre as atividades estão a PROVA IQA, que consiste em uma avaliação de conhecimentos técnicos e práticos na área automotiva. O Instituto também vai promover o curso 5S nas Oficinas, que ensina como aplicar a metodologia oriental para organizar o ambiente de trabalho.
O 5S é um programa de gestão que visa aumentar a produtividade e reduzir desperdícios baseado em cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde), Shitsuke (autodisciplina).
“O objetivo da Universidade Automec é capacitar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Ter um certificado emitido pelo Senai ou pelo IQA é um importante diferencial para o profissional da área. O cliente sabe que está sendo atendido por um prestador de serviços com as competências necessárias”, destaca Marchetti.
Os painéis ministrados pelo Senai abordarão temas que vão moldar o futuro do transporte e da mobilidade, como sistemas de Direção Assistida. Já o workshop voltado para Eletrificação Veicular desenvolve as competências referentes a montagem e reparação em instalações elétricas e equipamentos de veículos automotores.
As empresas interessadas em patrocinar a atividade, e incluir seu conteúdo na programação, podem entrar em contato com a RX. As cotas de participação são limitadas.
“Com essa iniciativa, a Automec reforça seu compromisso em oferecer conteúdo relevante e ferramentas para que os profissionais do setor se destaquem cada vez mais. Nosso objetivo com a edição 2025 é proporcionar uma experiência completa para os profissionais do setor, com acesso às inovações que estão transformando o mercado e a oportunidade de se qualificarem ainda mais. Estamos confiantes de que a Automec será novamente um marco para o segmento”, conclui Marchetti.
Além da Universidade Automec, o evento vai trazer uma atividade interativa especial para os visitantes, que poderão testar veículos a combustão e eletrificados, durante a exposição. Ao longo dos 5 dias de realização, uma pista exclusiva, localizada na área externa dos pavilhões, será montada para oferecer uma experiência diferenciada.
Na Arena de Conteúdo, os visitantes encontrarão um espaço dedicado a palestras e workshops. Em cada um dos cinco dias de evento, a grade terá uma programação especial com painéis voltados para as novas tecnologias presentes no mercado, eletrificação veicular, sustentabilidade, produtividade na oficina e desenvolvimento profissional.
Crescimento
As mais de 1.500 marcas que irão expor lançamentos e novidades na Automec representam aumento de 10% em relação à última edição do evento. Com isso, a feira ocupará uma área ainda maior nos pavilhões do São Paulo Expo. Cerca de 1.500 m² na área externa serão adicionados à planta da exposição.
Marchetti explica que a ampliação do evento, assim como o sucesso de vendas dos espaços comercializados, comprova a importância da feira dentro do setor.
“Estamos focados em entregar um evento ainda mais completo, com conteúdos e atrações para um público altamente qualificado. Como consequência, a expectativa é de gerar muitos negócios para os expositores e mostrar as últimas novidades do mercado de aftermarket automotivo”, afirma.
A seguir, confira a entrevista exclusiva do gerente da Automec, Eduardo Marchetti à Mercado Automotivo:
Mercado Automotivo – Quais são as principais novidades da Automec para este ano? Gostaria que falasse sobre a importância do evento para o setor de reparação e reposição automotiva.
Eduardo Marchetti – A 16ª edição da Automec será a maior de todas. Falando especificamente de números, reuniremos mais de 1.500 marcas e esperamos receber mais de 90 mil visitantes.
A grande novidade deste ano é a Universidade Automec, que oferecerá cursos e treinamentos para atender os visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo. Quem participar, receberá certificados emitidos pelo Senai, referência em capacitação técnica e tecnológica, e pelo IQA, que atua na promoção de excelência e inovação do setor, além de outras empresas participantes. O objetivo da Universidade Automec é capacitar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Para quem gosta de emoção, haverá o Garage Show dentro da Arena Perfect Automotive, em parceria com a Ultimate Drift. São apresentações de drift, uma moda que vem crescendo no mundo todo e cada vez mais atrai os amantes da velocidade e das manobras radicais. O drift testa a qualidade das peças utilizadas nos carros, como pneus, freios e peças de suspensão, entre outros. Essa ativação conta com o patrocínio da Mahle, NGK e SKY Automotive.
MA – Nesta edição teremos 20% a mais de expositores internacionais. É mais um reconhecimento à importância do evento?
EM – Sim, teremos mais de 700 empresas estrangeiras que atuam em toda cadeia de autopeças, equipamentos e serviços para todos os tipos de veículos. Um espaço exclusivo será criado para incorporar uma grande parte dessas companhias internacionais.
A presença dessas empresas comprova o reconhecimento mundial da Automec e do mercado brasileiro como uma oportunidade de novos negócios. As marcas querem expor seus produtos, pois reconhecem o potencial do mercado brasileiro. O setor de veículos eletrificados, por exemplo, segue em expansão. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), em 2024 foram 177.358 unidades emplacadas, alta de 89% no volume de licenciamentos.
Aliado a isso, o Brasil é um dos líderes globais no desenvolvimento e uso de combustíveis alternativos não fósseis, como o etanol, por exemplo, amplamente utilizado no país, assim como os motores flex, que representam mais de 80% da frota de veículos novos. O governo brasileiro também investe no desenvolvimento de tecnologias de biocombustíveis, como o biodiesel, e no uso de hidrogênio verde. Esses fatores atraem importantes players do aftermarket automotivo mundial que querem divulgar seus produtos, serviços e tecnologias.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem a todos que pretendem comparecer à Automec.
EM – Nosso objetivo na Automec 2025 é proporcionar uma experiência completa para os profissionais do setor. Quem for ao São Paulo Expo terá acesso às inovações que estão transformando o mercado e a oportunidade de se qualificarem ainda mais.
Neste ano, teremos uma novidade, que é a cobrança de ingresso de 20 a 26 de abril (semana do evento). Portanto, os visitantes devem se organizar e antecipar seu credenciamento, que permanece gratuito até o dia 19 de abril.
Para nós, organizadores da Automec, a missão é conectar expositores e visitantes que estão em busca de oportunidades de networking, geração de negócios e qualificação profissional. Venham e aproveitem essa oportunidade!
Escrito por: Redação