Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Diogo Sturaro, diretor de TI e Marketing da Cobra Rolamentos e Autopeças, fala sobre os desafios gerados na adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O executivo também destaca a importância do investimento em tecnologia e inovação no setor. Confira a seguir:
Mercado Automotivo – De que forma a Cobra Rolamentos e Autopeças lidou com a chegada da LGPD? Quais foram os desafios para se adaptar integralmente à legislação?
Diogo Sturaro ‒ Mesmo antes da chegada da LGPD, a Cobra já tinha como política a boa utilização dos dados dos clientes, bem como dos seus mais de 800 colaboradores, então, pode-se dizer que foi tudo de uma forma natural.
O desafio na adaptação integral à legislação está nos detalhes da lei. Saber diferenciar os tipos de dados, quais informações podem ou não ser compartilhadas, a forma como abordar conteúdos que não infrinjam a LGPD, mas não houve muita alteração na conduta já adotada anteriormente.
MA ‒ Você considera que o setor de autopeças ainda investe pouco na área de Tecnologia da Informação? Quais os prejuízos gerados às empresas que não dão a devida importância à área?
DS ‒ A Cobra tem como visão de negócios que o investimento em tecnologia é primordial e dedica-se a essa prática desde sempre, sendo inclusive um de seus diferenciais. Um dos exemplos que podemos citar na Cobra é o sistema que utilizamos em nossa logística, totalmente automatizado, facilitando a organização, localização, separação e envio efetivo do produto. É um dos sistemas mais modernos que existe no mercado para a área.
Apenas recentemente o setor de autopeças começou a pensar e olhar para a tecnologia como um investimento necessário. Alguns fatores como pandemia e o e-commerce forçaram as empresas a investir mais nessa área, com a padronização e o tratamento dos dados de produtos e aplicações.
Os prejuízos estão na quantidade de informação relevante que se perde devido à pouca importância e entendimento dos dados e à área de TI, repercutindo em baixa segurança, desatualização de softwares e ferramentas que auxiliam ou automatizam atividades, além de muitas vezes faltar um setor preparado dentro da empresa que analise e entenda efetivamente esses dados, dificultando a visão estratégica da empresa.
MA ‒ A Cobra tem atualmente mais de 35 mil itens em seu portfólio. Quais as dificuldades para trabalhar com um catálogo tão extenso e de que forma a Cobra superou esses desafios nestes últimos anos?
DS ‒ Na verdade, são mais de 38 mil itens. Dentre uma das poucas dificuldades que ainda persistem é a distribuição para as nossas 31 filiais. A assertividade no momento de preencher o estoque conforme as demandas para sempre atendermos cada região com as suas reais necessidades e particularidades de aplicação. Precisamos ter uma análise constante dos estoques de cada unidade Cobra, entendendo frequências de consumo de cada item e sazonalidades, sempre antecipando possíveis rupturas e minimizando o estoque em excesso. Não é apenas enviar peças, é ter entendimento do item correto no lugar e momento certos.
A Cobra tem investido constantemente nas melhores soluções em sistemas de reposição inteligente de estoque e logística, uma vez que a prioridade sempre é o melhor atendimento e entendimento das necessidades de cada cliente. O trabalho é constante para que seja entregue o que o cliente precisa, no menor prazo e com a maior assertividade possível, indo diretamente de encontro com a tecnologia inserida em cada um de nossos processos.
MA ‒ Quais os diferenciais da Cobra Rolamentos e Autopeças para garantir uma entrega ágil e efetiva em todo o território nacional?
DS ‒ Um grande diferencial da Cobra é o sistema que chamamos de “retira em 15 minutos”, através do uso da tecnologia de separação por voz, que torna possível que o pedido fique pronto para retirada em até 15 minutos, além de todo o investimento em relacionamento com o cliente através de atendimento especializado e personalizado, e da garantia expressa, onde 100% das solicitações são resolvidas prontamente.
Outro grande diferencial é a constante expansão das filiais por todo o território nacional, proporcionando maior rapidez no atendimento. Em 2022 foram mais três unidades, todas com o mesmo padrão de qualidade das peças, de atendimento e de tecnologia, garantindo a agilidade que o mercado precisa. Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes.
MA – Qual é a expectativa da Cobra para o mercado de reposição brasileiro? É possível esperar por um aumento da demanda em razão da supervalorização dos usados?
Como citado anteriormente, o aumento da média de idade da frota de veículos será um desafio para o segmento, uma vez que veículos com mais tempo de uso exigem maior manutenção, em intervalos menores, o que tende a ser algo positivo para o nosso mercado. E haverá o aumento da demanda para manutenção dos veículos elétricos também, que já inclusive fazem parte da realidade da nossa frota. Se todos estiverem preparados para essas mudanças, com certeza poderá continuar sendo um mercado promissor, mas para isso, será necessário investir em atualização e conhecimento sempre.
MA ‒ Você entende que a reforma tributária deveria ser uma prioridade para o Brasil nestes próximos anos?
DS ‒ A reforma tributária é um assunto que há muito tempo se discute e é urgente em nosso país. O sistema atual prejudica o crescimento econômico, uma vez que aumenta os custos das empresas, penaliza as que desejam investir em crescimento, impõe barreiras quanto à competitividade, além de trazer certa insegurança jurídica devido ao fato de que temos diferentes tributos em cada estado com diferentes tipos de apuração.
O modelo de “substituição tributária” por exemplo, precisa ser revisto no nosso setor, pois, além de impactar o capital de giro das empresas, fazendo com que se pague o imposto antes mesmo da venda, impacta ainda nos problemas da guerra fiscal entre os estados e de operações interestaduais que prejudicam quem atua na legalidade.
MA ‒ A Cobra completou 35 anos de história. Gostaria que falasse sobre a importância de atingir essa marca em um mercado tão desafiador. Quais valores foram fundamentais para que a empresa chegasse a esse marco?
DS ‒ Completamos 35 anos no último dia 28 de outubro. É uma marca impressionante e difícil de ser alcançada hoje em dia por uma empresa. A Cobra tem como princípios a ética, o compromisso com a inovação, com pessoas e com os constantes investimentos em tecnologia.
A Cobra acredita que, mesmo com esse olhar para o futuro, não perdeu a sua essência de empresa familiar, unindo a dedicação, o empenho e o carinho pela empresa, fazendo com que todos os seus colaboradores possam se sentir parte dela, pois são fundamentais para que a visão não seja apenas “de negócios”, mas, sim, de humanização e, a partir disso, o sucesso se torna apenas uma consequência.
MA – Você considera que o pior da crise global gerada pela pandemia de Covid-19 – e consequente retração econômica – já passou? É possível ser otimista para os próximos 2 anos?
DS ‒ Toda essa pandemia, que aconteceu de forma totalmente inusitada e inesperada, gerou consequências como o aumento da inflação nas principais economias do mundo, fechamento de muitas empresas, principalmente de pequenos empreendedores que ajudam a economia a “girar”, causando grande impacto negativo sobre países emergentes como o nosso.
Mesmo com tudo isso o setor de autopeças é resiliente e temos sempre que manter uma visão otimista para o futuro. Nos próximos dois anos, podemos citar o aumento da média de idade da atual frota de veículos como uma adaptação que precisará ser feita pelos fabricantes e distribuidores do mercado de reposição automotiva, além, claro, do possível aumento da frota de veículos elétricos, que demandará mais conhecimento e tecnologia de todos.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem aos colaboradores e parceiros da Cobra Rolamentos e Autopeças.
DS – Neste momento festivo e de reconhecimento, nosso sentimento é de gratidão a cada um dos nossos colaboradores e parceiros que se dedicam diariamente a fazer da Cobra uma das maiores empresas do nosso segmento. Foi o trabalho da nossa equipe que nos fez chegar aos 35 anos em excelente forma e que nos dá a certeza de que poderemos alcançar e realizar todos os objetivos e sonhos dos próximos 35 anos.
Escrito por: Redação