Em entrevista à Mercado Automotivo, Alfredo Lorenzoni, diretor Global de Linha Comercial da Fras-le Mobility, falou sobre os desafios vencidos para manter a empresa entre as líderes do setor automotivo brasileiro. Confira a seguir:
Mercado Automotivo – A Fras-le é líder em lonas de freio no Brasil para veículos pesados. Quais são os desafios para se manter nessa liderança? Sem revelar segredos, mas, o que a empresa tem feito para se manter nesse posto?
Alfredo Lorenzoni – Como empresa, sempre tivemos como DNA e norte para o nosso trabalho estar na vanguarda do desenvolvimento de soluções de fricção, antecipando inovações e tendências sempre pensando naquilo que é o melhor para o nosso cliente em termos de qualidade, performance e segurança, e na sustentabilidade dos nossos produtos, processos e negócios. Com sete décadas de atuação no mercado, acredito que esse espírito seja o nosso grande diferencial.
Vivenciamos importantes evoluções, sendo hoje uma companhia global, a Frasle Mobility dispõe de soluções completas para o mercado de autopeças. No segmento de linha comercial, a Fras-le carrega esse legado e segue firme para a sustentação dessa posição no futuro que projetamos, tanto no mercado brasileiro como nas diferentes geografias onde estamos presentes e somos referência.
A linha de lonas de freio da Fras-le conta com quatro tipos de formulação para atender cada perfil de frota. A formulação dos nossos produtos contempla as diferenças de uso, particularidades e características, como modo de operação, topografia, tráfego urbano ou rodoviário, dentre outras condições, que são essenciais para que se desenvolva uma lona de freio que entregue o melhor desempenho para cada segmento. Temos esta visão ampla para procurar atender melhor os clientes. É assim que seguimos na liderança e nos tornamos referência. Mas há muito trabalho envolvido para chegar nesse patamar.
MA – Qual é o peso do aftermarket no Brasil para a Fras-le atualmente? A empresa pensa em ampliar essa fatia?
AL – Sem dúvida, o aftermarket no Brasil tem uma participação muito representativa no nosso negócio. Realizamos um trabalho de atendimento diferenciado junto aos frotistas, justamente para poder estar próximo e entender as demandas que surgem a partir de cada um deles. É assim que desenvolvemos diferentes soluções de forma contínua. A Fras-le reúne um hub de inovação para a criação de novos produtos, visando questões ambientais, com aplicação de novos materiais.
MA – Gostaria que falasse sobre os negócios da marca nos Estados Unidos. Como tem sido essa incursão no mercado norte-americano?
AL – Importante destacar que as pastilhas para freio a ar (ADB) e para freios hidráulicos e lonas de freio Fras-le estão disponíveis nos mercados de peças originais e pós-vendas nos Estados Unidos e em mais de 100 países. Fabricados com matérias–primas de alta qualidade e livres de cobre, os produtos são compostos por fórmulas específicas para cada aplicação em veículos comerciais e fora-de-estrada, como caminhões, tratores, trailers, ônibus, implementos, além de outros mercados, como para a aviação e lonas industriais. Este é um dos exemplos de soluções completas e de alcance global que entregamos.
Como companhia, a Frasle Mobility está presente nos Estados Unidos há cerca de 30 anos, com liderança de mercado no segmento de lonas de freio para veículos comerciais, e mantém parceria estratégica com grandes players do mercado internacional de autopeças.
MA – Em sua opinião, quais as principais diferenças entre os mercados brasileiro e norte-americano no segmento de pesados? Estamos muito atrás dos americanos?
AL – As legislações são diferentes. No caso de veículos comerciais, existe uma enorme preocupação com questões de descarbonização e veículos mais eficientes. Isso significa que atuar nos Estados Unidos é uma forma de estar na vanguarda da indústria e poder se antecipar às tendências, mas também implica enfrentar os desafios necessários para desbravar novos caminhos que a mobilidade vem exigindo cada vez mais em termos de eficiência energética.
Entre as inovações, há a pastilha de freio Copper Free (livre de cobre), antecipando adequação a legislações do mercado internacional, como os Estados Unidos. Também com relação ao sistema de frenagem, segue em desenvolvimento a nova tecnologia para reduzir a emissão de partículas geradas durante o desgaste dos freios, já atendendo ao Euro 7, que entra em vigor a partir de 2026 no mercado europeu.
MA – Como tem sido o investimento da Fras-le em inovação? Qual é a importância desse pilar para a empresa?
AL – Inovação é o que nos move e tem sido o grande propulsor da nossa trajetória de sucesso. É um pilar fundamental, juntamente com as políticas de sustentabilidade, que são uma prioridade. Somos a primeira fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter certificação pela norma ISO 9001, além de possuir também a ISO 14001 e a IAT 16949. Temos o Movetech, o maior Centro de Engenharia Avançada da América Latina, com laboratórios químico, físico e piloto, um dos mais bem equipados do mundo, que possibilita a geração de produtos com alta performance. Por meio desse centro, são 50 anos de atuação pioneira no desenvolvimento tecnológico.
Com um sólido legado de produtos icônicos, alguns com mais de 30 anos de aplicação no mercado mundial. O Movetech conta com mais de 160 profissionais altamente especializados, que atuam no Brasil e no mundo na concepção de novos produtos, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de componentes, testes e simulações, em uma estrutura integrada por três laboratórios.
MA – O que o mercado de Pesados pode esperar em novos produtos e desenvolvimentos da Fras-le?
AL – Trabalhamos sempre acompanhando a evolução da tecnologia e da frota circulante, como, por exemplo, a mudança do uso dos sistemas de freio a tambor para o sistema de freio a disco. No segmento veículos pesados, apresentaremos novos produtos na Fenatran, lançaremos pastilhas para atender as mais variadas necessidades dos clientes. Estamos atuando no mercado com quatro tipos de pastilhas, com diferenciais para cada tipo de aplicação: Plus, CV Advanced, HD Pro e EHnergy HD com diversas vocações, desde usos mais cotidianos até as aplicações que exigem alto desempenho e durabilidade.
Desenvolvidas com uma formulação exclusiva, as pastilhas de freio Fras-le HD Pro, por exemplo, tem como inovação uma ranhura em V que evita que os detritos de desgaste se acumulem em condições de serviço pesado. Contém ainda revestimento de fricção extra, que melhora a performance inicial, e tecnologias que mantêm as pastilhas silenciosas, seguras e confiáveis durante o uso.
As pastilhas de freio Fras-le EHnergy possuem a exclusiva tecnologia Electric+, formulação desenvolvida para atender às exigências de estabilidade e potência de frenagem característica dos veículos elétricos. As plaquetas metálicas recebem pintura nanopainting, cuja composição com nanopartículas de óxido de nióbio, potencializa a resistência à corrosão e preserva a integridade das pastilhas.
Também temos lonas para as diferentes aplicações. A linha de lonas de freio da Fras–le tem quatro tipos de formulação para atender cada perfil de frota. As lonas de freio para caminhões AF/600, modelo já consagrado e mais vendido no mercado brasileiro, garantem desempenho e performance para o dia a dia da operação. Já a AF/557 é constituída com material que as montadoras utilizam na linha de produção, fabricadas a partir de materiais mais nobres, oferecem desempenho superior em frenagem, resistência e durabilidade.
Para carretas e semirreboques, há a nova formulação AF/730 nas lonas de freio, que traz maior durabilidade e resistência, elevando a sua vida útil em até 35%, e da mesma forma do tambor de freio. Assim, além da maior eficiência de frenagem, há também menor índice de ruídos e melhor relação no custo por quilômetro rodado, reduzindo os gastos com a operação. Essa formulação também aumenta a segurança no trânsito, pois possui performance superior, reduzindo a distância de frenagem, que acontece desde o acionamento dos freios até a parada total.
O segmento de ônibus compartilha do mesmo sistema de freio dos caminhões. Para os veículos voltados para o transporte urbano de passageiros, que fazem paradas constantes e enfrentam situações adversas no trânsito das cidades, a Fras-le desenvolve o AF/750, formulação robusta com performance maior mesmo em elevadas temperaturas, que possibilita aumento da durabilidade da lona e do tambor em até 20%.
MA – A Fras-le completa 70 anos de fundação em 2024. Qual é a importância deste marco para a empresa?
AL – Neste ano de 2024, revisitamos e celebramos nossa marca icônica Fras-le, com uma reputação sólida e reconhecida por todo o mercado, em várias geografias, nos mercados de reposição de autopeças e fornecimento para montadoras.
É uma data muito importante para celebrar, principalmente porque a Fras-le completa sete décadas com uma jornada de sucesso. Somos uma multinacional brasileira e hoje temos operações nas américas, na Europa e na Ásia, e presença dos nossos produtos em mais de 125 países de todos os continentes. Atendemos as diferentes necessidades de cada mercado.
Foi oferecendo tecnologia e inovação em componentes de freio que nos tornamos a maior fabricante de materiais de fricção do mundo. Então, há muitos motivos para celebrar os 70 anos de uma empresa brasileira que está em destaque mundial no segmento de freios. Com aquisições de empresas, a Fras-le também deu origem ao ecossistema Frasle Mobility, o house of brands que reúne outras marcas, como Controil, Fremax e Nakata, para oferecer soluções completas em undercar para o mercado.
MA – Quais foram os principais desafios para a marca chegar aos 70 anos?
AL – Já com uma visão muito inovadora desde o início, a história da Fras-le foi construída de uma forma bem peculiar desde a época do fundador Francisco Stedile, que abriu capital na bolsa de valores em 1970 e criou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, hoje, Movetech, passos ousados que permitiram que a empresa pudesse avançar no cenário internacional. Adquirida pela Randoncorp na década de 1990, esse processo foi acelerado e contínuo até hoje. A empresa que deu origem à Frasle Mobility tem como desafio estar sempre à frente de seu tempo para antecipar as tendências de mercado. Diante de um panorama disruptivo com novas propostas de mobilidade que acabam abrindo muitas possibilidades, porque não existe um modelo único e, sim, muitas opções que serão viáveis para determinado país e que não serão aplicadas em outros, entender todo esse contexto é um grande desafio.
Escrito por: Redação