Novo livro do especialista Philip Kotler aborda técnicas e conceitos para garantir mais criatividade, liderança e sustentabilidade
Chega às livrarias brasileiras neste segundo semestre uma nova obra de Philip Kotler, considerado por muitos um dos maiores especialistas em marketing. No livro “Marketing Empreendedor” (Editora Sextante, 304 páginas, R$ 70), Kotler se junta a outros três especialistas da área para mostrar como utilizar as tecnologias online na relação com os consumidores e dentro das empresas. Um dos principais objetivos é criar recursos que vão além do marketing convencional.
A obra traz uma visão inovadora do marketing empreendedor, apresentando uma mentalidade ágil, criativa e proativa que deve ser disseminada nas organizações. Trata-se de um livro bastante interessante para profissionais da área, empreendedores e líderes. Entre os conteúdos abordados por Kotler no livro estão:
- Uma visão pós-marketing empreendedor do cenário comercial, que coloca o aspecto operacional no centro da ação, convergindo marketing e finanças e adotando tecnologias para a humanidade;
- Estratégias e técnicas que conduzirão as ações dos departamentos de marketing para criar valores que levarão a empresa ao sucesso;
- Análises do paradoxo entre o desenvolvimento de competências essenciais e a colaboração com várias partes, inclusive concorrentes.
Especialistas no tema
Kotler é um verdadeiro expert no assunto. O norte-americano já prestou consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para empresas como IBM, Motorola e Bank of America. Seus conceitos e suas teorias seguem em voga apesar das diversas transformações que o marketing vem enfrentando ao longo das últimas décadas.
Atualmente, Kotler é professor de marketing da Kellogg School of Management da Northwestern University. É doutor em economia pelo MIT e considerado pelo The Wall Street Journal um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios. Além disso, é autor de mais de 50 obras traduzidas para mais de 25 idiomas.
No livro mais recente, Kotler se junta a outros três autores. Hermawan Kartajaya é fundador e CEO da MarkPlus, Inc., empresa de consultoria de marketing da Indonésia, e foi considerado pelo Chartered Institute of Marketing um dos “50 gurus que moldaram o futuro do marketing”. Jacky Mussry é vice-presidente e CEO da MarkPlus, Inc., com doutorado em gestão estratégica na Faculdade de Economia e Negócios da Universidade da Indonésia. Por fim, Hooi Den Huan é professor de marketing da Nanyang Business School e ex-diretor do Nanyang Technopreneurship Center da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura.
Conceito ampliado
Na obra, os autores ressaltam que o conceito de marketing empreendedor não é necessariamente novo, mas procuram apresentar uma versão expandida da ideia.
“Sua definição original combinava fatores do marketing e do empreendedorismo. No entanto, devido aos acontecimentos recentes em escala global, essa abordagem precisa abranger um escopo mais amplo, em uma perspectiva holística, por assim dizer, que integre todos os departamentos de uma empresa. Que não se restrinja a um nicho, como muitas vezes o marketing (e não só ele) fez no passado. Que promova a convergência de uma mentalidade empreendedora com uma mentalidade profissional”, explicam.
“Esse novo tipo de marketing empreendedor assume o protagonismo diante das rupturas que a pandemia provocou no mundo e das tecnologias disponíveis atualmente para nos conectar. Se olharmos para os próximos anos, veremos que o tempo está passando rápido para iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, projeto adotado pelas Nações Unidas em 2015 com o objetivo de erradicar a pobreza e proteger o planeta. O cronograma prevê que as metas sejam atingidas até 2030”, complementam.
Os autores explicam que, embora as tecnologias online permitam um engajamento mais forte e maior retenção de clientes, o marketing empreendedor leva essas possibilidades a um patamar acima. É uma estratégia que busca maneiras não apenas de se conectar com o cliente, mas também de falar diretamente com ele.
“Além disso, o progresso digital facilitou a integração das diversas áreas de uma organização. O marketing empreendedor interage com outros setores, entre eles os departamentos financeiro, de tecnologia e de operações. Dá apoio à liderança (e também lidera), além de criar estratégias para as iniciativas. Defende a inovação e reage rapidamente às mudanças. Na prática, agrega valor para a organização e para todos os envolvidos”, afirmam.
“Caso esteja considerando que este novo tipo de marketing tem um discurso parecido com o de um empreendedor, você tem razão. Trata-se de uma metodologia que incentiva assumir riscos e é voltada para resultados. Além disso, tem obsessão por produtividade e está sempre de olho em oportunidades de aperfeiçoamento. São muitas as formas de tirar proveito de seu enorme potencial”, apontam os autores no livro.
O novo livro de Kotler tem uma leitura mais técnica, que pode afugentar de imediato quem deseja iniciar seus estudos (ainda que informais) no marketing. Não que o livro deva ser descartado por esse público, mas talvez seja mais eficaz dar início à compreensão do marketing moderno a partir de outras obras do especialista norte-americano.
Ainda assim, trata-se de uma obra muito relevante para quem deseja entender os novos impactos que as tecnologias mais modernas, associadas à pandemia de Covid-19, geraram ao marketing tradicional. Por não focar em um setor ou mercado específico, o livro consegue abordar conceitos que certamente serão úteis para empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos.
Escrito por: Redação