Entenda sobre a maior feira mundial do mercado varejista e seus impactos no ramo
Por Juliana Gomes, com supervisão de Carolina Àvila e Ariana Gonçalves
O que é?
National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show, em tradução livre, significa “Federação Nacional do Varejo: O Grande Show do Varejo”. Esse evento ocorre anualmente e é amplamente reconhecido como o maior do segmento varejista. A cada ano, milhares de profissionais se deslocam para Nova York com o objetivo de conhecer as mais recentes tendências e inovações do setor.
A National Retail Federation (NRF) é a organizadora dessa conferência, que reúne líderes e especialistas para discutir as principais tendências do mercado. A edição de 2024 abordou temas cruciais, como transformação digital, sustentabilidade, experiência do cliente, cadeia de suprimentos, omnicanalidade ‒ estratégia de negócios que visa integrar todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa.
A National Retail Big Show 2024 aconteceu de 14 a 16 de janeiro com foco em líderes e pessoas inovadoras de diferentes indústrias. O evento resultou em valiosos aprendizados sobre as futuras direções da inovação e das mudanças nos comportamentos dos consumidores. Neste ano, participaram cerca de 40 mil pessoas, mais de 800 expositores e 178 sessões de palestras foram realizadas, proporcionando três dias de intenso conhecimento e aprendizado, impactando não apenas os participantes diretos, mas o mercado como um todo.
A seguir, destacam-se as cinco tendências principais do evento:
- Retail Media ou Mídia de Varejo
Essa tendência refere-se à publicidade que as empresas veiculam em seus próprios sites ou plataformas digitais para promover seus produtos. Tradicionalmente, as marcas utilizam plataformas de terceiros para veicular anúncios. Com o conceito de Retail Media, a estratégia muda, permitindo direcionar conteúdo para consumidores enquanto estão realizando compras online, ampliando as chances de alcançar novos públicos.
Um exemplo claro ocorre quando um consumidor cadastrado em um site recebe ofertas personalizadas com base em seus gostos, proporcionando um atendimento mais especializado.
- Inteligência Artificial
A ferramenta vem conquistando o mundo e se torna quase impossível não aliar a IA em seu dia a dia ou nos negócios. A cada momento novas funcionalidades desta ferramenta vêm sendo descoberta, sendo discutida em todas as esferas. Para o ramo varejista, destacam-se:
- Personalização;
- Criação de novos produtos;
- Previsão de comportamentos do consumidor;
- Prevenção de fraudes;
- Previsão para compras em varejo.
Essas são algumas funcionalidades que a IA proporciona. Tendo em vista que a sua expansão para a esfera de trabalho seja algo recente, ainda não é possível visualizar todas as suas utilidades. Porém, sabemos que uma coisa é certa, a Inteligência Artificial ainda tem muito a nos mostrar!
- Experiência na loja física
Ao longo da pandemia foi possível observar que as vendas em lojas digitais tiveram uma expansão, visto que não era possível realizar compras presencialmente devido à quarentena, e, mesmo após o final da pandemia, as previsões eram de diminuição de compras em lojas físicas. Contudo, desde 2023 o consumo nessas lojas vem crescendo, isto porque os empreendedores vêm inovando em seus espaços físicos.
As lojas físicas vêm entendendo que investir em inovação é o caminho para se destacar e conquistar clientes. Um ótimo exemplo seria a realidade virtual (VR), Realidade aumentada (AR) ou Realidade Mista, ou ainda o chamado figital, que estão sendo utilizados para atrair a atenção do consumidor. Mesmo com todo o avanço da sociedade, as lojas físicas não são descartáveis, prova disso são as mesmas inseridas nas tendências da NRF.
- Experiência de compra segura
Seu cliente precisa sentir-se seguro, desde o momento em que tem seu primeiro contato com sua empresa até a finalização. Assim, ele precisa ter a garantia de que terá uma experiência positiva e segura. As tendências apresentadas na feira se conectam, uma vez que, quando se fala nessa experiência segura, vale mencionar o uso da IA nas coletas de dados dos clientes, e, claro, sempre tomando os devidos cuidados.
Nesse sentido, a coleta de dados deve ser feita de forma ética e sempre com autorização, por isso vale a pena conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, é preciso saber utilizar a Inteligência Artificial dentro dos limites éticos, visando assegurar seu consumidor e deixá-lo a par do seu cuidado.
A segurança do cliente tornou-se uma prioridade fundamental para empresas de diversos setores, especialmente em um cenário cada vez mais digital e exposto a ciberameaças. Com o aumento das transações online e o compartilhamento constante de dados pessoais, proteger a privacidade e garantir a integridade das informações dos consumidores são tarefas essenciais para preservar a confiança e evitar prejuízos.
- Lealdade do consumidor
Manter uma relação de fidelidade com o seu cliente é de extrema importância, e a NRF 2024 ressaltou como essa prática é necessária, já que ela é uma tendência. Contudo, é necessário compreender que o consumidor não necessita apenas de boas promoções, mas também de condutas que demonstrem que você se importa, tornando-se uma prática de conexão com o seu cliente pensar em atividades como demonstrar valores e personalização do atendimento que gere autenticidade, são alguns exemplos de inovação para essa tendência, por isso, investir em relacionamento é uma das chaves para o sucesso!
Dica extra!
Com a Analista do Sebrae Alagoas, Carolina Ávila
Em conversa com a analista Carolina Ávila, ela nos conta sobre algumas práticas que vão facilitar a inserção dessa fidelização: “Bem, no que se refere a fidelização, hoje a gente aponta isso como uma tendência fundamental para a sobrevivência das empresas, não só no varejo da moda, mas no varejo em geral”, relata Carolina.
A analista também aponta como está o cenário moderno: “Hoje, conquistar um novo cliente é muito mais caro do que você manter um cliente que já é da sua base de dados. Então, você tem que manter esse cliente sempre aquecido, no sentido de manter um relacionamento ativo com ele”, pontua Carolina.
Além disso, ela também explica como exercitar essa fidelização: “Você tem uma loja de roupa, então você tem, por exemplo, em datas comemorativas, uma oportunidade de exercitar qual é a profissão daquele cliente. Se ele for médico, então você tem que fazer uma homenagem para ele no Dia do Médico. Você tem que, no dia do aniversário dele, mandar alguma mensagem, dar algum desconto especial, envolvê-lo numa lista VIP dos seus clientes”, destaca a analista.
Impactos da NRF no Brasil
Para além disso, Carolina explica quais são os impactos que a NRF possui no cenário brasileiro: “A NRF é a maior feira de varejo do mundo, então, os grandes players do mercado, as grandes empresas, elas ditam tendências, é um referencial mundial do que está para vir para o mundo e para o varejo em geral”.
Carolina conta que as tendências destacadas pela NRF podem se aplicar ao cenário brasileiro e às pequenas empresas, visto que a feira está consolidada como a maior do mundo no segmento varejista. Para além disso, ela traz a possibilidade de conhecer a visão da nova geração enquanto consumidores e entender suas demandas.
A NRF Retail’s Big Show 2024 trouxe muitas inovações para o mercado varejista. Reconhecer sua importância para o segmento é necessário, já que, a partir dela, podemos compreender o que pode ser agregado aos negócios, novas maneiras de inovar e se destacar para que seja possível ofertar ao seu cliente o melhor atendimento e serviço.
Artigo publicado no Portal Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Confira outras informações e conteúdos como cursos, planilhas e livros gratuitos em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.
Escrito por: Sebrae