Essa foi a principal conclusão do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado dia 10 de outubro, em São Paulo, com a presença de mais de 300 participantes.
O setor automotivo está em rápida transformação, e a qualidade se destaca como fator crucial para assegurar competitividade e sustentabilidade nesse cenário em evolução. Essa foi a principal conclusão do 10º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, realizado em 10 de outubro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (SP). Organizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva, o evento reuniu mais de 300 participantes, incluindo autoridades, representantes de entidades, líderes do mercado, profissionais e entusiastas do setor.
Celebrando 10 anos de existência, o Fórum, um dos principais eventos sobre qualidade automotiva no Brasil, trouxe como tema central “O Papel da Qualidade na Melhoria da Competitividade do Setor Automotivo Nacional”. Durante a programação, especialistas e representantes de entidades trocaram insights e experiências sobre questões que moldam o futuro de todos os elos da cadeia automotiva, como governo, montadoras, sistemistas, concessionárias, reposição e reparação independente e o consumidor final.
Entre os tópicos debatidos destacam-se o Programa Mover, do governo federal, que enfatiza a importância de práticas de qualidade; além dos desafios para alinhar a cadeia de suprimentos às normas internacionais. Outros temas incluíram a infraestrutura da qualidade no Brasil, a transformação digital, a cadeia de suprimentos, os avanços tecnológicos, a gestão de autopeças além do impacto crescente de veículos elétricos e híbridos.
De acordo com o diretor-presidente do IQA, Claudio Moyses, o setor automotivo brasileiro enfrenta um período de grandes mudanças, com desafios que envolvem digitalização, sustentabilidade e descarbonização. “O ponto fundamental para promover essa transformação e garantir a competitividade é ter pessoas que trabalhem com paixão, desenvolvendo novas competências e mantendo o rigor necessário para alcançar a excelência e uma boa performance.”
Na oportunidade, Claudio Sahad, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), reforçou a relevância da qualidade para o avanço da indústria automotiva brasileira, ressaltando seu papel estratégico. “Estamos vivendo um momento muito especial na indústria automotiva global, onde precisamos tratar a questão da competitividade com seriedade e estratégia. Sem qualidade, o setor automotivo, tão competitivo globalmente, não tem como sobreviver.”
Na mesma linha, Gilberto Martins, diretor técnico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), representando na ocasião Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, salientou que a qualidade automotiva é essencial para o funcionamento ideal de um veículo, resultado da integração de milhares de componentes e processos produtivos. “Vale lembrar que um automóvel possui mais de 4 mil componentes em sua composição, além de centenas de processos produtivos. A segurança e o funcionamento do veículo dependem da qualidade desses elementos, sejam eles certificados ou da qualificação dos profissionais envolvidos.”
Durante o evento, o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Maurício Andreta Jr., anunciou que seu sucessor na presidência da entidade será Arcélio Alceu dos Santos Júnior, que atualmente ocupa o cargo de primeiro vice-presidente.
Ele afirmou ainda que o progresso do setor automotivo só é possível com o empenho conjunto de fabricantes, concessionárias, distribuidores de peças e prestadores de serviços, como o Instituto. “O IQA, com seu trabalho dedicado à certificação e promoção da melhoria contínua, é uma peça-chave para assegurar que o setor automotivo brasileiro esteja à altura dos mais altos padrões globais de qualidade.”
Antonio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa Brasil), apontou a necessidade de especializar a mão de obra e inovar para elevar a qualidade em toda a cadeia produtiva, especialmente no pós-venda. “As dificuldades no acesso a peças e componentes impactam diretamente a qualidade e a competitividade no pós-venda. As empresas podem enfrentar esse desafio do aumento por meio de treinamento e informação, treinar a mão de obra e certificá-la, o que facilita o dia a dia e melhora a eficiência.”
Também marcaram presença no evento representantes de entidades públicas e privadas, entre elas, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Instituto Público de Pesquisa de Opinião do Setor (Ipsos), da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças), da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap) e do Sindicato do Comércio Atacadista de Autopeças do Estado de São Paulo (Sicap).
O 10º Fórum IQA também reuniu representantes de grandes players do mercado, como Hyundai, Bosch, MAHLE, Stellantis, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Grupo Grand Brasil. O evento contou com o patrocínio ouro da ElringKlinger e da Zurich Seguradora, além do patrocínio prata da Umicore Brasil e bronze da Bosch e da Solera.
Escrito por: Redação