A ferramenta pode melhorar os acessos no seu site ou rede social, mas é necessário saber usá-la
Os últimos anos exigiram que as empresas olhassem com muito mais atenção e cuidado para seus ambientes virtuais. O aumento de demanda por vendas no ambiente virtual fez com que muitas marcas passassem finalmente a ver o canal como um novo ambiente de negócios, e não apenas como um complemento mais simples (e limitado) das tradicionais lojas físicas.
Assim, para ampliar e qualificar o público que acessa seus sites, muitos pequenos negócios passaram a se interessar pelo investimento em tráfego pago. Diferentemente do orgânico, o tráfego pago tem uma resposta mais rápida, e exige um orçamento dedicado a ele.
Atualmente, uma das principais formas de fazer propaganda é a contratação de tráfego pago na internet. Trata-se de uma estratégia de marketing que visa atrair visitantes para uma plataforma, como sites, blogs, marketplaces ou lojas on-line, com o objetivo de atrair a atenção para o seu produto e fechar vendas.
Em vez de mostrar seu produto a todas as pessoas, para “fisgar” quem se interessa por ele, o tráfego pago procura selecionar as pessoas mais interessadas no produto e exibe o anúncio para elas. Por meio de anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads, é possível direcionar um grande volume de visitantes qualificados para o site de uma empresa, aumentando as chances de conversão em vendas.
A principal vantagem do tráfego pago é o custo relativamente baixo e o resultado rápido. As plataformas conseguem casar o conteúdo dos anúncios com o perfil dos usuários que se deseja atingir, a partir de informações como idade, sexo, localização geográfica e interesses. Assim, anúncios sobre pneus vão ser exibidos para quem tem interesse por viagens de carro, por exemplo.
Há duas formas de orçar o tráfego pago em uma campanha na internet.
A primeira é o custo por clique (CPC), em que cada vez que um usuário clica no anúncio para chegar à página do anunciante é cobrada uma taxa, independentemente de a venda ser concretizada ou não. A outra é o custo por mil impressões (CPM), onde o custo é calculado por cada milhar de exibição do anúncio.
Como muitas dúvidas acabam surgindo sobre esse assunto, principalmente sobre o que é essa busca paga e como ela pode ajudar sua empresa a ter maior destaque na internet, a Mercado Automotivo, com auxílio do Sebrae, explica tudo nesta reportagem.
O que é tráfego pago?
Para começar, tráfego pago nada mais é do que investir dinheiro nas plataformas de anúncios para que o seu site seja mostrado com mais frequência às pessoas, atraindo um número maior de visitantes para a sua página na internet. Aqui, você pode usar esses anúncios para as redes sociais também, ampliando o número de acessos.
Entre as plataformas de tráfego pago mais comuns estão o Google Ads, plataforma de anúncios do Google, e o Facebook Ads ou Instagram Ads, do grupo Meta. Mais adiante falaremos sobre cada uma delas.
No entanto, somente o investimento nesses anúncios não irá garantir vendas. É importante que as pessoas encontrem um conteúdo relevante, que gere identificação e as ajude a solucionar algum problema.
Qual a sua importância para as empresas?
Como você já deve ter percebido, o tráfego pago é uma excelente ferramenta para melhorar a visibilidade do seu site na web, principalmente para as micro e pequenas empresas.
Além disso, você vai atrair pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Isso acontece porque, ao criar um anúncio, é possível selecionar uma série de características de quem verá o anúncio, como localização, faixa etária e até mesmo interesses.
Dessa forma, você atrai clientes em potencial para o seu site ou rede social, pessoas que têm um interesse genuíno em efetuar uma compra ou contratar um serviço com você.
Ainda, os resultados são bem mais rápidos quando comparados às estratégias orgânicas – aquelas feitas sem que haja um pagamento direto. No entanto, para que o resultado seja satisfatório, é importante que você saiba como o tráfego pago funciona e quais as ferramentas utilizadas.
Como funciona o tráfego pago
Para entender como o tráfego pago funciona, você precisa saber que existem duas maneiras de pagar pelos anúncios: por clique ou por impressão. A seguir você vai entender melhor cada uma delas para poder decidir.
Entretanto, seja qual for a sua escolha, você precisa saber que, para um anúncio ser exibido com maior frequência, é feita uma espécie de leilão. Quanto maior o seu lance, ou valor que você atribui para sua campanha, maiores as chances dele ter um destaque e, claro, receber os cliques que você deseja.
Custo por Clique (CPC)
O CPC, ou custo por clique, é uma das formas de pagamento para suas campanhas de tráfego pago. Aqui, você paga cada vez que o seu anúncio receber um clique ou, então, define um orçamento máximo e deixa a campanha rodando. Ela é parada quando o valor do seu orçamento chegar ao fim.
Isso é muito bom, já que você vai pagar só quando houver uma visita propriamente dita. Essa estratégia é muito eficiente para gerar visitas na página da sua empresa e vendas.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Outra estratégia é o CPM, ou custo por mil impressões. Nessa modalidade, o pagamento acontece cada vez que mil usuários visualizarem o seu anúncio.
Nesse formato, quanto mais relevante for seu anúncio, maiores as chances de aparecer em uma melhor posição. Ele é recomendado se o seu objetivo for reconhecimento de marca e melhorar sua presença online.
Ferramentas de tráfego pago para sua empresa
Agora que você já está por dentro do que é tráfego pago e da importância para sua empresa, vamos conhecer as cinco ferramentas mais utilizadas atualmente para fazer anúncios.
Depois de conhecer e entender cada uma delas, cabe a você decidir qual será a melhor para a sua realidade.
1 – Google Ads
O Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de anúncios de tráfego pago. Aqui, suas campanhas aparecerão no topo das buscas do Google ou em sites parceiros.
Essa plataforma tem grandes vantagens, como realizar o pagamento por cliques e a realização de testes A/B. Ou seja, você vai poder testar os títulos, as palavras-
-chaves, o texto do anúncio e o botão de CTA (Call to Action) e ver qual tem melhor desempenho.
2 – Facebook Ads
O Facebook é uma das maiores redes sociais do Brasil e tem uma ferramenta exclusiva para criação de anúncios. O bom é que as campanhas criadas com o Facebook Ads também aparecem no Instagram, já que ambos pertencem à mesma empresa, a Meta.
Ele segue o mesmo princípio de pagamento do Google Ads, ou seja, você pode pagar por cliques ou impressões. Ele também permite uma alta personalização do público que verá seu anúncio, como interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.
3 – LinkedIn Ads
Outra rede social que vem ganhando muito destaque é o LinkedIn. Ela é voltada para empresas, geração de contatos e divulgação de vagas de emprego. Caso seu público esteja utilizando o LinkedIn, ele pode sim ser utilizado para atrair pessoas para o seu negócio.
Isso porque essa rede possui uma ferramenta própria de tráfego pago, o LinkedIn Ads. Os valores costumam ser bem mais elevados quando comparados ao Google e Facebook Ads. Contudo, ela permite uma alta personalização do público e pode ser muito vantajosa, principalmente se o seu negócio for B2B – empresas que vendem para empresas.
4 – TikTok Ads Manager
O TikTok é a rede social do momento, reunindo mais de 4 milhões de usuários só no Brasil, segundo pesquisa da Statista. Para conseguir realizar seus anúncios na plataforma, você precisa acessar o TikTok for Business. Lá, você terá acesso ao TikTok Ads Manager, a ferramenta de anúncios do TikTok.
É aqui que você poderá criar os anúncios, personalizar o público-alvo e ainda verificar o desempenho de cada uma das campanhas, comparando resultados.
5 – YouTube Ads
Por fim, tem também o Youtube Ads, perfeito para quem produz vídeos para a rede. Afinal, as pessoas estão cada vez mais procurando dicas e outros conteúdos nesse formato.
E nada mais natural do que uma ferramenta exclusiva para anúncios em vídeo, certo? Com o YouTube Ads, seus vídeos terão um lugar de destaque nas sugestões para os usuários.
Campanha com tráfego pago
É importante que as empresas estejam preparadas para o público que virá como resultado deste investimento e que saibam garantir que as visitas serão bem aproveitadas. Para melhor aproveitar essa estratégia de marketing digital, observe estas orientações do Sebrae:
Definir objetivos – antes de começar a investir em tráfego pago, é importante definir quais são seus objetivos. Você deseja aumentar as vendas de um produto específico? Gerar leads para sua equipe de vendas? Aumentar o tráfego no site de forma geral? Ter clareza sobre seus objetivos permitirá que você crie campanhas mais efetivas e avalie com mais precisão seus resultados.
Análise do público-alvo – o sucesso de suas campanhas de tráfego pago depende em grande parte da segmentação correta do público-alvo. É importante analisar quem é sua audiência, quais são suas necessidades e interesses e como você pode abordá-los de forma efetiva.
Landing pages efetivas – landing page é a página na qual o visitante chega após clicar em um anúncio de tráfego pago. É importante que ela seja clara, objetiva, sem distrações e incentive o visitante a realizar a ação desejada, que pode ser realizar uma compra ou preencher um formulário. Invista em design e redação para criar landing pages efetivas.
Site otimizado – seu site como um todo precisa estar preparado para receber o tráfego pago. Certifique-se de que ele é rápido, fácil de navegar e que as informações mais importantes estão destacadas. Isso aumentará as chances de que o visitante se torne um cliente.
Monitorar e ajustar as campanhas – é importante monitorar constantemente as campanhas de tráfego pago e ajustá-las conforme necessário. Avalie as métricas de desempenho – como taxa de cliques (CTR), taxa de conversão e retorno sobre investimento (ROI) – e faça mudanças em suas campanhas para melhorá-las.
Saiba aproveitar todas as oportunidades que o tráfego pago na internet oferece. É uma boa oportunidade de ganhar mais clientes rapidamente a um custo reduzido.
O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam investir em tráfego pago para os seus negócios. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!
E vale ressaltar: investir no comércio virtual não significa abandonar o comércio físico. As vendas em ambiente físico seguem muito importantes no Varejo, principalmente quando consideramos segmentos mais técnicos, como é o caso da Reparação Automotiva, no qual a orientação da força de vendas pode ser determinante para o correto entendimento de quem está comprando.
Escrito por: Redação