Recorde de presença, crescimento internacional e certificação ISO 20121 para sustentabilidade
Aconteceu, no dia 20 de agosto de 2025, nas dependências da fábrica da BorgWarner, em Piracicaba, interior de SP, um workshop de relevância para os profissionais do setor automotivo voltados para o segmento comercial.
Foram apresentadas, nessa ocasião, além da bateria 9 AKM, as mais recentes normas de segurança adotadas pela
BorgWarner para fabricação, montagem, manuseio e manutenção das unidades de baterias voltadas ao segmento de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
O Sistema de Baterias 9 AKM da BorgWarner consiste em baterias de íons de lítio de alta eficiência energética. Pesando aproximadamente 600 kg e medindo 1.890 x 726 x 310 mm, fornece 98 kWh de energia instalada e foi projetado para
veículos elétricos comerciais. Esse Sistema de Baterias é reparável, sendo o processo de reparo realizado localmente.
“É vital oferecer aos nossos clientes serviços completos de assistência técnica. Para isso, temos equipamentos para carga e descarga de 100% da bateria, a fim de garantir a segurança durante o processo de avaliação”, explica Marcelo Rezende, diretor da BorgWarner Battery Systems no Brasil.
“Nossa fábrica no Brasil conta com peças, serviços e profissionais especializados, além de uma área dedicada ao pós-venda, com equipamentos de rastreamento para identificar quaisquer inconsistências na bateria, entre outras características.”
Normalmente, os serviços de reparo de baterias incluem a substituição do módulo quando uma falha é identificada nas células da bateria e nos sensores de temperatura, reparo de todos os componentes do Sistema de Gerenciamento de Bateria, ou a substituição da placa de controle do Circuito Supervisório da Célula.
Os serviços de reparo disponíveis dependem do contrato de garantia do fabricante.
De acordo com Adilson Victoria, gerente de Engenharia de Manufatura e Planta, os reparos, quando necessários, seguem rigorosos procedimentos de “descomissionamento”, que envolvem a desenergização completa da bateria, o isolamento elétrico e o manuseio com equipamentos de proteção e ferramentas adequadas, garantindo a segurança dos profissionais e do meio ambiente.
Após realizados os reparos, as baterias passam por um processo de validação, semelhante ao de produtos novos, que compreendem testes estáticos e dinâmicos, que simulam condições reais de operação do veículo, preservando sua funcionalidade e total segurança.
Como as baterias têm um percentual de reciclabilidade superior a 95%, todas as baterias, quando consideradas irreparáveis, são enviadas para empresas especializadas, que as reciclam, sendo que os componentes comuns seguem o fluxo padrão de reciclagem industrial. A possibilidade de reparo local reduz a necessidade de substituições completas e contribui para a circularidade dos recursos”, destaca o diretor Marcelo Rezende.
Sobre a BorgWarner
Com mais de 130 anos de atividades no setor automotivo, a BorgWarner orgulha-se de manter-se como líder global e transformadora de produtos, fazendo da inovação de seus produtos voltados para a mobilidade uma das mais bem-sucedidas conquistas do mercado.
Com foco no aprimoramento da sustentabilidade, a BorgWarner ajuda, com seu trabalho, todo o mercado automotivo a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos.
Escrito por: Jarbas Ávila