Montadoras decidem suspender produção temporariamente para reduzir estoques devido a falta de dinheiro no bolso do brasileiro.
Por que as fábricas de automóveis deram férias coletivas, várias delas agora em março, março é mês de férias? Claro que não é! Mas parar a produção por falta de chips, aqueles tais semicondutores não? Talvez tenham faltado alguns. Mas que faltou mesmo foi mercado.
Faltaram compradores para os carros. Por quê? Porque o preço do carro vem subindo sem parar. Por que quando subiu um pouco o preço do carro, o cliente ainda fazia um financiamento ao invés de 24? Fazer 36 meses e reduzir a prestação. Resolvia sim, o problema.
Acontece que o juros subiu em 2,2% ao mês no fim do ano. Mais que a Selic, o dobro da Selic. Prova disso é que até o ano passado, 70% dos carros vendidos no Brasil eram com financiamento 30% à vista. Hoje, atua invertido. Só 30% de financiamento e 70% à vista. Por quê?
Porque o cliente não tem mais condição de pagar a prestação. O carro ficou caro. E, o que é pior, pouca possibilidade de ter que baixar de preço porque ele subiu forçado pelos equipamentos de segurança que são obrigatórios, pelo equipamento anti poluição, que também é obrigatório.
Tecnologia influenciou preço do carro novo
A legislação foi obrigando a fábrica a subir o preço do carro para incluir, embutir esses equipamentos todos. E mais, a fábrica resolveu também vender o carro mais caro para ter mais rentabilidade. Ela ganha muito mais vendendo um carro de R$ 150 mil do que o de R$ 50 mil.
Então, perspectiva de baixar o preço do carro? Só se voltarmos a época do carro popular que acabou tem muito tempo. A tendência, caso não haja nenhuma modificação, nenhuma alteração nesses fatores, que estão influindo para o carro custar mais caro e a prestação também por causa dos juros, vai ser difícil a situação voltar à normalidade.
Por: Boris Feldman
Fonte: AutoPapo