Desenvolvido em parceria com o Senai, o EAD conta com o patrocínio da Mahle, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), MWM, RIO (Riosulense) e Takao.
A todo o momento, as inovações tecnológicas exigem mais conhecimentos e atualização daqueles que trabalham com o reparo de motores dos mais diversos segmentos, seja automotivo, marítimo, agrícola e equipamentos industriais. Em todo o País, retíficas sofrem com a falta de mão de obra especializada. “Não há renovação de profissionais e existe hoje dificuldade para repor o posto de um profissional que se aposenta”, explica José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.
Diante desse cenário, o CONAREM criou um programa inédito de capacitação profissional para o setor de retíficas em parceria com o SENAI. O curso, que conta com o apoio das principais indústrias de componentes motor: Mahle, Motorservice (Kolbenschmidt – KS e Pierburg), MWM, RIO (Riosulense) e Takao, tem o objetivo de preparar jovens para ingressarem no mercado de trabalho em uma área carente de profissionais.
Segundo Laguna, os fabricantes enxergam valor no projeto, pois sabem que a qualidade dos serviços realizados nas retíficas depende muito da experiência dos profissionais.
A parceria do CONAREM com a indústria e com o Senai permite a oferta de um curso alinhado ao que há de mais moderno em retífica de motores, capacitando tecnicamente jovens de todo o País e oferecendo a empresas do setor uma mão de obra especializada e atualizada.
O programa é gratuito e está disponível na plataforma EAD do (ensino a distância). A expectativa, segundo Laguna, é levar conhecimento técnico a milhares de jovens que poderão ter novas perspectivas e iniciar uma carreira no universo de mais de 3 mil retíficas em todo o Brasil. “No futuro, a ideia é criar o banco de talentos nacional online, com os profissionais capacitados para as empresas do setor poderem fazer o recrutamento”, explica Laguna.
O curso possui sete módulos em um total de 40 horas, iniciando por motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo terá prazo de 21 dias a partir da inscrição até a resposta do questionário de avaliação do conhecimento adquirido. Ao finalizar e ter atingido a média mínima, o aluno terá direito ao certificado de conclusão por módulo que poderá imprimir ou arquivar e assim participar do banco de talentos do CONAREM.
Para fazer o curso, a pessoa deve ter ensino médio completo, mais de 16 anos, CPF e e-mail.
Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, acesse: https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna
Para mais informações sobre o curso, entrar em contato ricardo@conarem.com.br
Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retificas, o CONAREM se tornou uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa