Entidade segue representando e fortalecendo a categoria dos atacadistas de autopeças no Estado de São Paulo
Outubro marcou uma importante data para o setor automotivo brasileiro. Isso porque o SICAP – Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo – completou 25 anos de fundação.
São 25 anos representando e fortalecendo o comércio de autopeças no Estado de São Paulo, guiado por algumas bandeiras que sempre estiveram presentes na pauta da entidade, tais como:
- Racionalização dos impostos
- Fortalecimento da representatividade
- Capacitação da micro e pequena empresa
- Luta pela exclusão da substituição tributária nas autopeças
- Combater a informalidade e lutar pela longevidade das empresas
Fundação e evolução
O SICAP foi fundado em 1999 por uma sugestão da Fecomercio-SP, que contou com o apoio do Sincopeças, na figura do Sr. Luciano Figliolia, além do Sr. Mario Penhaveres Baptista e também da diretoria da ANDAP, à época presidida pelo Sr. Pedro Molina.
Logo em seguida, em 2000, Mario Penhaveres Baptista tomou posse como o primeiro presidente do SICAP. Figura bem conhecida no mercado de reposição, Baptista representou o SICAP durante muitos anos perante a Fecomercio-SP.
Na sequência, em 2002, foi criado o Grupo ADIRPI, agregando os distribuidores e importadores de rolamentos e peças industriais ao quadro de empresas associadas do SICAP. Ainda em 2002, o SICAP participou da formação do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva), que visava debater as questões do aftermarket automotivo, desde às fábricas até os reparadores.
No ano seguinte, o SICAP ampliou sua área de atuação, para o comércio atacadista, importador, exportador e distribuidor de peças e acessórios, abrangendo assim uma quantidade maior de empresas em São Paulo, além disso, também agregou o comércio de rolamentos e componentes para indústria e para veículos do estado. E é a categoria defendida pelo SICAP desde então.
Já em 2010, foi a vez de Renato Giannini assumir como o segundo presidente da história do SICAP, focando seu mandato na administração e segurança financeira da entidade.
Logo após o fim da contribuição sindical obrigatória em novembro de 2017, no início de 2018 tomou posse o terceiro presidente do SICAP, Alcides Acerbi Neto. Com forte apoio da diretoria da ANDAP e com o desafio de manter a entidade ativa e respeitada mesmo sem a receita da contribuição sindical.
A partir de 2018, o SICAP atuou fortemente no sentido de simplificar as convenções coletivas de trabalho, trazendo mais objetividade para as negociações com vantagens significativas para as empresas representadas.
Ainda em 2018, o SICAP participou ativamente do 1º Workshop Brasil Aftermarket (WBA), organizado pela ANDAP em Frankfurt, na Alemanha, durante o período da Automechanika.
Em 2019, quando completou 20 anos, o SICAP já estava consolidado como um sindicato patronal respeitado pela categoria dos atacadistas de autopeças do estado de São Paulo. Nessa mesma época, tanto SICAP quanto ANDAP lançaram seus Códigos de Ética e Conduta, além do Programa de Compliance.
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o SICAP, junto com outras entidades parceiras, atuou fortemente nas esferas federal, estadual e municipal para defender o comércio de autopeças, inclusive incluindo a categoria na lista de atividades essenciais, liberadas para trabalhar.
Em 2021, Alcides Acerbi Neto foi reeleito como presidente da entidade, para dar sequência ao seu trabalho e ainda em 2021, o SICAP integrou a delegação da América Latina na feira Autopromotec, em Bologna, na Itália.
Já em 2022, SICAP e ANDAP adquiriram em definitivo o imóvel na Avenida Paulista, que era utilizado pelas entidades desde 1999. Com mais de 300 m2, incluindo um auditório para 70 pessoas e localização privilegiada, o espaço se tornou um local de debate para o grupo de entidades que representa do aftermarket nacional de autopeças.
Nesse mesmo ano, o SICAP ainda participou do 2º Workshop Brasil Aftermarket (WBA), em Frankfurt, levando informações valiosas para um público seleto de empresas nacionais e internacionais.
Já em 2023, as entidades celebraram mais uma conquista em defesa de seus associados, com a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. No entanto, muitas outras batalhas seguem em defesa das empresas representadas, já que ainda existem vários mandados de segurança coletivos impetrados pelas entidades, em andamento.
Em 2024, dando continuidade aos workshops, o SICAP participou do WBA, em Curitiba, com a participação ilustre do vice-governador do Paraná, Darci Piana, que ofereceu aos presentes um panorama político e econômico do país. E no último mês de setembro, o SICAP esteve presente do 3º Workshop Brasil Aftermarket, realizado também em Frankfurt, com presença majoritariamente estrangeira na plateia.
Os presidentes do SICAP e da ANDAP destacaram que, desde que assumiram as entidades, suas ações foram baseadas em três pilares básicos: relações institucionais, desenvolvimento de mercado e ampliação de serviços.
Desse modo, o SICAP agradece a todos que acompanharam e apoiaram a entidade ao longo desses 25 anos!
Fonte: SICAP