- ZF apresenta pela primeira vez gerenciamento térmico autodesenvolvido para veículos elétricos
- Empresa agrupa as competências de chassi na Divisão de Soluções de Chassi, onde combina expertise no desenvolvimento e produção de sistemas de direção, frenagem e amortecimento
- ZF usa inovações tecnológicas em todas as suas divisões de negócios
A empresa de tecnologia ZF revelou seu sistema de gerenciamento térmico autodesenvolvido* para veículos elétricos, em seu evento anual de demonstração na Alemanha – Dia Global Tecnologia. O novo sistema não só oferece um design mais compacto da unidade como pode aumentar a autonomia de veículos no inverno em mais de 30%. Em combinação com um e-drive otimizado (eletrônica de potência, motor e caixa de redução baseada em carboneto de silício de 800 volts), o sistema estabelece novos padrões, em tamanho compacto e peso. O software de powertrain recém-desenvolvido também contribui significativamente para obter maior eficiência. *Um sistema autodesenvolvido conta com a implementação de sensores, algoritmos e controles integrados para monitorar e regular a temperatura de componentes de forma automática e eficiente.
“Com esta solução inovadora, a ZF está reforçando sua experiência em sistemas de eletromobilidade e fornecendo carros elétricos com maior autonomia”, disse o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF. O novo sistema de gerenciamento térmico não contém elementos como baterias pesadas e pode ser utilizado de forma flexível pelas montadoras graças ao seu design modular. Depois de apresentar o conceito em novembro do ano passado, a ZF desenvolveu a nova geração do acionamento elétrico com gerenciamento térmico em um veículo de demonstração, em sua sede em Friedrichshafen, Alemanha.
No veículo, os componentes de acionamento elétrico foram otimizados e combinados em um sistema holístico. O pacote tem um peso total 30% menor e, dessa forma, com o gerenciamento térmico, permite uma densidade de torque de 70 Nm/kg de peso do acionamento, capacidade extremamente alta para carros de passeio. “Há alguns meses era apenas uma visão. Agora, nossa direção pode ser experimentada em um carro esportivo”, disse Klein. “Não estamos apenas perseguindo consistentemente nossa estratégia de mobilidade sustentável e eficiente para o futuro, mas também estamos adaptando nossos processos de desenvolvimento à nova velocidade de nossa indústria”.
Em vista da velocidade crescente e do ambiente dinâmico de mudanças que ocorrem na indústria automotiva, a ZF também vem otimizando sua organização há vários meses: os caminhos para tomada de decisão serão encurtados e os processos serão mais ágeis para ajudar a companhia a ser mais responsiva. A orientação global da ZF já está provando seu valor: um exemplo é o sistema de direção totalmente elétrico Steer-by-Wire (direção por cabos), para o qual a ZF recebeu pedidos de clientes de todos os principais mercados mundiais. O software de chassi cubiX ou o acionamento elétrico de 800 volts de primeira geração também serão usados por fabricantes automotivos da Ásia, Europa e América em seus veículos nos próximos meses.
ZF une tecnologias de chassis para formar a Divisão de Soluções de Chassi
Além da eletromobilidade, os produtos by-wire da ZF, sistemas de frenagem, direção e amortecimento controlados eletronicamente em rede, são exemplos de negócios futuros adicionados ao segmento de tecnologias de chassi. Dessa forma, com sua experiência e know-how, a ZF domina o controle longitudinal, lateral e vertical de um veículo e vê um grande potencial para o futuro em componentes de chassi em rede.
Neste contexto, a ZF está fundindo as divisões de tecnologia de chassi para carros de passeio e tecnologias de segurança ativa para formar uma nova e abrangente Divisão de Soluções de Chassi.
A nova unidade reúne toda a experiência em chassi, direção e frenagem da ZF. “A Divisão Soluções de Chassi oferece todos os componentes de hardware necessários para controlar a dinâmica vertical, longitudinal e lateral de um veículo – e também a rede associada na forma de hardware e software”, explicou Klein. “A unidade já soma um faturamento anual de mais de 14 bilhões de euros e será um parceiro confiável e competente para nossos clientes em todas as regiões do mundo”. O lançamento da nova divisão está previsto para janeiro de 2024. No futuro todos os segmentos de mobilidade se beneficiarão dos desenvolvimentos e know-how desta nova divisão da ZF – o setor de veículos comerciais, bem como aplicações industriais.
A demanda dos clientes mostra que a ZF está no caminho certo com sua estratégia de “Mobilidade da Próxima Geração”. O objetivo da ZF é usar a tecnologia para tornar a mobilidade do futuro limpa, segura, confortável e acessível – para todos, em qualquer lugar.
Fonte: ZF Aftermarket