Dentre as diversas inovações provocadas pela pandemia de coronavírus, as empresas tiveram que buscar soluções para continuar em contato com os clientes e oferecer seus produtos e serviços. De acordo com o Sebrae, um tipo de inovação que ficou bastante evidente nos últimos meses diz respeito justamente às novas formas de ampliar a presença digital das empresas. Em outras palavras, essa inovação está relacionada aos canais de distribuição dos produtos ou serviços no mercado, bem como aos pontos de venda.
Ainda segundo o Sebrae, a inovação na presença virtual do negócio tornou-se uma questão de sobrevivência para a maioria das empresas, principalmente diante da mudança do comportamento do cliente que passou a consumir intensamente pela internet.
Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Sebrae, entre os meses de maio e junho, acerca do enfrentamento da pandemia pelos pequenos negócios, mostrou que, na opinião desses empresários, medidas como o uso de canais digitais e as ações de marketing e relacionamento online, especialmente nas redes sociais, são mudanças que vieram para ficar.
“A primeira coisa que o empresário tem que ter em mente é que o seu negócio deve estar onde está o seu cliente. Por outro lado, com o mundo cada vez mais globalizado e digital, estar nas redes sociais ou na internet, de uma forma geral, é uma questão de sobrevivência. Não dá mais para dizer que, se der tempo, o empresário vai fazer um post nos perfis das redes sociais da empresa. Tem que ser uma prioridade”, destacou o analista de Inovação do Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.
Confira aqui as dicas dos especialistas consultados pelo Sebrae para inovar na divulgação de seu negócio enquanto a pandemia durar:
Fonte: Redação