Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Marcelo Tonon, diretor-geral da Nakata, fala sobre a importância do marco de 70 anos atingido pela empresa em 2022. O executivo também aborda a expectativa da marca com o mercado de reposição brasileiro nos próximos anos. Confira a seguir:
Mercado Automotivo – Em 2022, a Nakata completa 70 anos. Gostaria que falasse sobre a importância de atingir essa marca em um mercado tão desafiador. Quais valores foram fundamentais para que a Nakata chegasse a esse marco?
Marcelo Tonon – Durante esses 70 anos, a marca teve resiliência e capacidade de se reinventar de modo único, tornando-se relevante no cenário da reposição independente, superando todas as fases de fusões e aquisições até mudanças no seu modelo de negócio. A Nakata sempre contou com profissionais engajados na perpetuação da marca, mesmo diante das adversidades que passaram em sua trajetória. Precisou se reinventar e se tornou uma empresa diferenciada em atender o aftermarket desde o desenvolvimento do produto, serviços e relacionamento com o cliente. Assim, adotamos práticas únicas para que a empresa pudesse se destacar na reposição sendo referência nesse mercado.
Com todo o aprendizado de atuação no aftermarket, ficamos muito singulares por conta dessa dedicação. O nosso propósito é tornar a vida dos nossos clientes mais fácil. Eles têm a tranquilidade que a Nakata vai sempre oferecer apoio em todas as situações.
O que dá mais certeza de que essa estratégia foi bem executada é que, em determinado momento, chamamos a atenção do grupo Fras-le por quem fomos adquiridos.
Hoje, como empresa do grupo Fras-le, fazemos parte de um sistema muito maior, mas, antes, para nos firmarmos em um mercado altamente competitivo, precisávamos ter um propósito diferenciado que é reconhecido pelos agentes de mercado, quando os mecânicos nos consideram a segunda marca mais confiável e os nossos produtos estão entre a primeira ou segunda escolha de compra. Mesmo as nossas pesquisas internas de qualidade e satisfação comprovam que os clientes confiam na marca pela qualidade que oferece.
MA – Você considera que o pior da crise global gerada pela pandemia de Covid-19 – e consequente retração econômica – já passou? É possível ser otimista para os próximos 2 anos?
MT – Com o programa de vacinação avançando, houve melhora gradativa de diminuição de casos, ao que tudo indica, caminhamos para uma nova fase mais tranquila e a esperança, sim, é que o pior já foi superado com relação à pandemia. Temos um cenário internacional complicado com o conflito no leste europeu, que não sabemos como vai evoluir e traz impactos para a economia mundial.
Mas, falando de aftermarket no mercado nacional, nossas perspectivas são as melhores possíveis. Estamos preparados para o crescimento do mercado com a evolução da frota circulante. Temos lançamentos constantes para ampliar a cobertura de nossos produtos diante da chegada de novos modelos de veículos ao mercado.
MA – Apesar do cenário global turbulento, a Nakata atravessa um novo ciclo de crescimento. Como isso foi possível? Que cuidados foram adotados durante a pandemia para evitar prejuízos à marca?
MT – Vivemos um novo ciclo de crescimento que teve início com a aquisição da Nakata pela Fras-le em 2020. A pandemia surgiu no meio do caminho dessas mudanças e foi preciso nos adaptarmos para garantir segurança aos colaboradores com adoção de medidas sanitárias, mas não atrapalhou os nossos planos porque montamos um comitê para poder tomar as iniciativas necessárias e traçar um planejamento para seguir com os projetos. O mercado sofreu queda, no início, mas depois se acomodou. Não posso deixar de ressaltar o fato de que as oficinas continuaram funcionando, mesmo quando tudo ficou fechado, naquele momento crítico em 2020 foi essencial para que o mercado se recuperasse mais rápido.
MA – A Nakata inaugurou recentemente uma planta em Extrema (MG), formando assim o Complexo Nakata. Qual é a importância dessa unidade para a estratégia de crescimento da empresa?
MT – O Complexo Nakata é um novo marco para a empresa e representa não só a ampliação da manufatura no Brasil, mas também poder competir mundialmente. Foi projetado para sustentar o nosso plano de crescimento nos próximos anos, por isso, é o foco central de toda a nossa estratégia de desenvolvimento. A nova planta possui alta capacidade produtiva e modernos processos da indústria 4.0 e está integrada ao centro de distribuição que foi ampliado para suportar a expansão dos negócios, sendo atualizado com modernos processos de suplly chain para garantir agilidade no serviço de entregas.
MA – Também nos últimos anos, houve uma dedicação para que fossem incorporadas à rotina da Nakata as melhores práticas da Fras-le e do Grupo Randon. Quais foram os principais ganhos obtidos com essa incorporação?
MT – Existe todo um processo de sinergia bem conduzido na transição, conseguindo eliminar toda a tensão que poderia haver com overlaps de áreas e de funções, o que traz uma situação de conforto pautada em profissionalismo.
As sinergias priorizam adoção de melhores práticas. É um processo muito profissional baseado na soma de potencialidades, de conhecimento e disciplina estratégica, pavimentando o conceito que norteia nossas decisões: unir forças para ir mais longe.
Um fator que, sem dúvida, foi um facilitador nesta integração é que a Nakata possui princípios e valores semelhantes aos do grupo Fras-le. Quando falamos de ética na relação entre pessoas e condução dos negócios, a Nakata sempre pregou e praticou, estando muito alinhada com as elevadas práticas de governança da Fras-le, pois é parte do ID Randon. Estamos aprendendo muito com a Fras-le, incorporando cada vez mais novas práticas de excelência.
Fazendo parte do grupo, conseguimos implantar no projeto da nova planta, formando o Complexo Nakata, as melhores técnicas em manufatura e atualização tecnológica.
A Nakata já tinha expertise de indústria, mas ao se integrar ao grupo só tem ganhos em termos de excelência em manufatura, assim como nos permite exercitar a inovação, algo que é tão forte no grupo, deixando-a mais única, trazendo o que faltava. Para a Nakata, só há ganhos, pois passa a fazer parte de uma estratégia que visa consolidação do mercado e crescimento.
MA – Atualmente, a Fras-le comercializa seus produtos para mais de 120 países. Há algum mercado que a empresa avalia de forma mais promissora? Há expectativas para ampliar a participação de mercado em alguma região específica?
MT – Agora como empresa do grupo Fras-le, a Nakata tem diversas oportunidades para expandir os negócios, incluindo a área de exportação. Recentemente, participamos de uma feira na Colômbia, juntamente com outras marcas da companhia, um mercado que pode ser explorado, assim como outros que a Fras-le já atua.
MA – Qual é a expectativa da Nakata para o mercado de reposição brasileiro? É possível esperar por um aumento considerável da demanda em razão da supervalorização dos usados?
MT – O mercado de usados em alta impulsiona a reposição. Além disso, com a entrada de menos veículos novos na frota, a idade média aumenta, o que também faz gerar demanda de manutenção nas oficinas.
Por isso, o aftermarket segue em evolução para atender essas necessidades que surgem nas oficinas. A frota de veículos tem mais de 46 milhões de unidades, sendo que 57% com idade entre seis e quinze anos, justamente a faixa que exige manutenção, seja preventiva ou corretiva.
MA – O senhor assumiu recentemente como diretor-geral da Nakata, substituindo Jorge Schertel, que dedicou cinco décadas de trabalho à empresa. Quais os principais desafios e objetivos que vislumbra para sua gestão?
MT – A minha gestão tem como objetivo dar continuidade ao propósito e aos projetos que têm impulsionado o sucesso da Nakata agora como uma unidade e totalmente alinhados com as estratégias do grupo Fras-le. Levar aos nossos clientes soluções para as melhores experiências para garantir que seguimos fiéis na execução de nosso propósito e promessa de marca, nosso Tudo Azul, Tudo Nakata.
Estamos iniciando um novo ciclo com a nova fábrica de amortecedores em Extrema (MG), que começou a operar em agosto de 2021. Esse investimento importante da Fras-le para tornar a produção mais competitiva é peça-chave para nossa estratégia de crescimento em todo o programa de venda Nakata, possibilitando crescimento robusto já a partir de 2022.
MA – Por fim, gostaria que deixasse uma mensagem aos colaboradores e parceiros da Nakata, relacionada ao aniversário de 70 anos.
MT – A Nakata chega aos 70 anos completamente renovada para oferecer soluções em produtos e serviços ao mercado e proporcionar aos mecânicos e demais agentes de negócio a melhor experiência com a marca em todos os pontos de contato ao longo de sua jornada, seja na venda ou aplicação.
Só temos a agradecer aos colaboradores e parceiros de negócios pela participação ao longo desta caminhada de sucesso que tornou a Nakata uma marca referência no mercado de reposição. É isso que nos motiva a seguir em frente.
Escrito por: Redação