Desde sempre, qualidade é item de primeira importância na indústria automotiva. Dos cegos, que apalpavam peças em busca de imperfeições, às câmeras de alta resolução, que enxergam variações milimétricas, os métodos de controle da qualidade evoluem constantemente e, atualmente vivemos uma aceleração da transformação digital na qualidade automotiva.
A Transformação Digital na Qualidade 4.0 combina novas tecnologias, integração de sistemas e processos, e, principalmente, quebra de paradigmas culturais. Isso significa que a chave do sucesso da transformação digital na qualidade automotiva são as pessoas, o que pode parecer contraditório, uma vez que a Indústria 4.0 se caracteriza pela automação da produção em níveis nunca vistos antes.
A automação chegará ao ponto em que as máquinas conversarão entre elas e irão conduzir todo processo produtivo sozinhas, com quase nenhuma interferência humana. Mas, para isso acontecer, as indústrias devem implementar os métodos ágeis primeiro, e é nesse ponto que se faz necessária uma mudança radical de paradigma cultural dentro das organizações.
Um dos primeiros pilares do método ágil são as pessoas e as interações entre elas. De nada adianta ter processos robustos e ferramentas de última geração sem pessoas de qualidade. No entanto, investir em capital humano é só o começo da importância das pessoas para o sucesso da transformação digital.
É preciso haver disruptura. As palavras de ordem são, portanto, agilidade, integração, trabalho em colaboração, capacidade de aprender e pensar no cliente. E, muito mais do que tentar aplicar uma fórmula mágica, é preciso estar de mente aberta para as mudanças, e atender as expectativas do cliente.
Nós, do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, estamos atentos a isso, pois vislumbramos grandes oportunidades de melhoria contínua na qualidade de produtos e serviços do setor automotivo com todo esse movimento de transformação digital, tanto da sociedade quanto das organizações.
Assim, desenvolvemos novos treinamentos iQMX que atendem as necessidades da indústria automotiva brasileira, que ajudarão a todos a atingir elevados níveis de transformação digital nos sistemas da qualidade. Entre eles, destaque para o treinamento de Metodologias Ágeis, um guia prático de gerenciamento de projetos que aborda conceitos, alternativas de aplicação e gestão de mudanças para implementação da metodologia nas organizações.
Nossa proposta é, portanto, auxiliar todo setor automotivo a conquistar níveis de excelência em qualidade no contexto da Indústria 4.0. Para tanto, o uso das Metodologias Ágeis é só o começo e, por isso, desenvolvemos uma série de produtos e serviços alinhados aos conceitos e práticas de gestão da qualidade adotadas internacionalmente, que visam garantir, inclusive, a competitividade da indústria local no cenário mundial.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.
Fonte: Imprensa IQA