Novidade, que foi lançada no Salão Duas Rodas, vai permitir que montadoras notifiquem os proprietários diretamente pelo app ‘Carteira Digital de Trânsito (CDT)’.
O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital ganhou novas funções, entre elas, o motorista será avisado diretamente pelo celular quando houver recall do veículo. O anúncio foi feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) durante a abertura do Salão Duas Rodas na segunda-feira (18).
Segundo o Denatran, hoje existem cerca de 10 milhões de recalls registrados e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários dos veículos.
Com a novidade, as notificações vão indicar o defeito e o risco do não reparo, bem como fornecer informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável, para que o proprietário do veículo possa identificar a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.
A nova função surge após os ministérios da Infraestrutura e da Justiça assinarem, em julho deste ano, uma portaria conjunta para criação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos, que entrou em vigor no dia 1º de outubro. A medida visa permitir uma comunicação de recall mais ágil com o proprietário do veículo.
Outras funções
Além da notificação de recall, o aplicativo também vai avisar sobre o vencimento da validade da CNH com 30 dias de antecedência e permite ainda consultas sobre infrações de trânsito.
De acordo com o Denatran, está prevista para 2020 uma funcionalidade que vai permitir o pagamento de multas dentro do aplicativo da CNH digital.
Atualmente, é possível que o condutor tenha informações sobre infrações, mas com a integração, será possível efetuar o pagamento de multas com até 40% de desconto.
O aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, lançado em 2017, reúne digitalmente os dois documentos de porte obrigatório no trânsito (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Ele está disponível gratuitamente nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android).
Fonte: G1