Perua acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Novo modo permite configurar o som do motor.
A Audi resolveu não esperar até o Salão de Frankfurt, no início de setembro, e revelou nesta terça-feira (20) a nova geração da perua esportiva RS 6, um dos modelos mais desejados da marca.
Na nova geração, a perua traz motor V8 biturbo de 4 litros com 600 cavalos e 81,6 kgfm de torque. Com esse conjunto, a RS 6 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos – quase o mesmo tempo de uma Ferrari Portofino.
A máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
Um câmbio automático de 8 marchas gerencia toda a potência, que é transmitida para as 4 rodas.
Esportivo, mas responsável
A Audi também incrementou um sistema híbrido leve, que, por meio de um gerador, acoplado ao motor por uma correia, ajuda na recuperação de energia, além de dar aquela “forcinha” em acelerações.
A bateria pode armazenar até 12 kW vindos de desacelerações de frenagens. Inclusive, quando o motorista tira o pé, em velocidades entre 54 km/h e 160 km/h, o motor a combustão pode ser desligado por até 40 segundos.
Ele também aciona o start-stop em velocidade de até 13 km/h.
Para economizar combustível, o veículo ainda pode desativar 4 dos 8 cilindros do V8, em cargas baixas e médias.
Não nega as origens
Apesar da preocupação com a eficiência energética, a Audi não se esqueceu da esportividade. Uma das novidades é a opção de escolher roncos personalizados do motor, por meio dos novos modos RS 1 e RS 2.
O motorista pode escolher entre os modos: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual. Ao pressionar um novo botão, RS Mode, o condutor ainda verá que o quadro de instrumentos passa a exibir informações voltadas para a esportividade.
Visual invocado
O desenho marca a nova fase da divisão esportiva, RS, e inclui capô mais encorpado, entradas de ar ainda mais generosas e, curiosamente, faróis herdados do A7, e não do A6. Eles também possuem tecnologia laser, que ilumina melhor. De acordo com a Audi, a dianteira tem como inspiração o superesportivo R8.
Saias laterais e spoiler traseiro, além de um difusor no para-choque completam o conjunto visual da perua.
Na Europa, as entregas da RS 6 terão início no começo do ano que vem.
Fonte: G1