Fábrica estava parada desde 30 de março por causa da pandemia de coronavírus. Durante o mês de abril, a produção de motos no Brasil foi de apenas 1,5 mil unidades
A divisão de motos da BMW retomou a produção nesta segunda-feira (18), em Manaus. Suas atividades estavam interrompidas desde 30 de março por conta da pandemia de coronavírus .
Durante o mês de abril, a produção de motos no Brasil foi de apenas 1,5 mil unidades, com queda de 98% em relação ao mesmo mês de 2019. De acordo com a associação das fabricantes de motos, a Abraciclo, 70% das fabricantes de motos chegaram a parar por causa da Covid-19.
Yamaha e Harley-Davison já haviam retornando no final de abril, enquanto outras fabricantes, como a Kawasaki, não chegaram a interromper por completo, mas reduziram as atividades.
No entanto, a Honda ainda não voltou ao trabalho. A marca que detém 80% das vendas de motos no Brasil tinha previsão de retornar também nesta segunda, mas adiou a retomada para 25 de maio.
O estado do Amazonas passou dos 20 mil casos confirmados de coronavírus e 1.413 mortes, de acordo com o boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) no domingo (17).
BMW retorna com 200 trabalhadores
Em sua retomada, a BMW Motorrad diz ter repensado “todos os momentos do dia do trabalhador” para a prevenção da Covid-19. A empresa diz ter implementado ações para evitar aglomerações, reforçar a higiene e reduzir os riscos de contágio, seguindo as diretrizes globais da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“O retorno será possível por conta das mais de cem medidas implementadas e pelo fato de termos uma quantidade de pessoas reduzida na fábrica, uma vez que os administrativos estarão em home office”, disse Jefferson Dias, diretor da fábrica do BMW em Manaus, em comunicado.
200 trabalhadores retornaram às atividades na fábrica, incluindo terceiros, e a montadora afirma não ter feito uso das medidas de flexibilização da jornada de trabalho e salários, por meio da MP 936.
Veja algumas medidas tomadas pela BMW para evitar o contágio:
- Disponibilidade de veículos extras todos higienizados de forma constante e de uso exclusivo para transporte dos colaboradores e fornecedores com assentos demarcados;
- distribuição de kits de máscaras e óculos, e recipiente com álcool gel na entrada do turno;
- ajuste de alguns postos de trabalho com maior distanciamento social durante a operação;
- nos restaurantes, além de rodízio para diminuir concentração de pessoas, as mesas receberam comunicação restringindo os lugares para sentar e favorecendo o distanciamento.
Fonte: G1