O bilionário CEO da Tesla Motors, Elon Musk, há algumas semanas confirmou em sua rede social, o Twitter, que ainda este ano serão realizadas as entregas do Tesla Semi, o tão aguardado caminhão de carga 100% elétrico da montadora estadunidense. Originalmente, o caminhão de carga 100% elétrico da Tesla foi anunciado em meados de 2017, mas somente agora a página da empresa foi atualizada e foram finalmente divulgadas imagens oficiais do caminhão elétrico. É provável que as imagens divulgadas na página oficial da Tesla retratem o design final do caminhão elétrico.
As imagens revelaram que os retrovisores laterais do modelo elétrico são bastante convencionais. Até agora, as únicas informações cedidas pela montadora americana é que somente a variante de longo alcance será de fato vendida, possuindo em torno de 800 km de autonomia.
Sua classificação de peso bruto máximo do caminhão de carga 100% elétrico é acima de 37 toneladas (ou 82 mil libras) e a estimativa do consumo de eletricidade é de menos de 2 kWh a cada 1,6 km (1 milha). O caminhão elétrico também pode ser veloz até nas subidas.
De acordo com a Tesla, o caminhão pode atingir uma velocidade máxima de 96 km/h em apenas 20 segundos, além de conseguir manter esse limite até mesmo em terrenos mais inclinados ou de difícil acesso. A montadora disponibilizou os ‘Tesla Megachargers’, que são estações de recarga ultrarrápidas da Tesla, prometendo recuperar cerca de 70% de alcance em apenas 30 minutos.
Encomendas do Caminhão de Carga 100% Elétrico da Tesla
Desde o anúncio do caminhão elétrico da Tesla Motors, houve diversas encomendas do novo veículo da montadora americana.
Dentre as empresas que fizeram pedido do caminhão, está a PepsiCo, uma das empresas gigantes na indústria de alimentos. A PepsiCo encomendou cerca de 100 unidades do caminhão de carga 100% elétrico, com o intuito de zerar a emissão de carbono (CO2) em uma de suas unidades de fabricação, localizada na Califórnia.
Até então, o preço inicial anunciado pela Tesla estava em torno de US$ 180 mil. No entanto, ainda não se sabe se haverá algum reajuste no valor do veículo, ou se permanecerá o mesmo valor estimado em 2017.
Segurança e conforto
De acordo com especificações no site oficial da Tesla Motors, o caminhão ‘Semi’ possui recursos de segurança de fábrica que combinam com todos os controles avançados de freio e motor, com o objetivo de fornecer máxima estabilidade e tração em todas as condições possíveis.
Já se tratando do conforto do motorista, o assento do mesmo fica em uma posição central, favorecendo uma melhor visibilidade ao condutor do caminhão elétrico, além de uma arquitetura totalmente elétrica que, segundo a empresa, “reduz o risco de capotamento e a invasão da cabine em caso de acidente”.
O modelo ‘Semi’ já é visto como o futuro do transporte por meio de caminhões, ficando à frente de gigantes como Volvo, Daimler e Scania, montadoras tradicionais de veículos cargueiros.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gas