Ao lado da Great Wall Motor (GWM), a BYD é outra montadora chinesa que não está de brincadeira com o mercado de eletromobilidade nacional. A multinacional começou suas atividades no setor de automóveis com produtos importados, como o SUV de sete assentos Tan e o sedan Han, que já chegaram ao país. Os médios Qin e Song, híbridos, chegarão ao país neste segundo semestre, junto ao DI, um carro elétrico compacto que terá foco nas frotas. Dessa vez, a chinesa está planejando adquirir uma parte da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, para expandir a produção dos seus elétricos e gerar milhares de novos empregos.
BYD deseja fábrica da Ford na Bahia
Embora já possua duas fábricas no Brasil, uma de painéis solares fotovoltaicos na Zona Franca de Manaus (AM) e outra de chassi de ônibus elétricos em Campinas (SP), a BYD agora busca a aquisição de pelo menos uma parte da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, onde poderia montar seus carros elétricos e híbridos de passeio. É importante ressaltar que, recentemente, a empresa se tornou a terceira fabricante automotiva mais valorizada do mundo.
Na última semana, o governador da Bahia, Rui Costa, em visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que a Ford manteve aberto na cidade do interior da Bahia, comentou que espera, em breve, poder desenvolver um grande anúncio de uma nova indústria de produção de carros elétricos na Bahia.
Apesar de o governador do estado não ter aberto os nomes dos investidores, fontes locais garantem que se trata da BYD, que já conta com um contrato com o governo da Bahia, de R$ 1,5 bilhão, para construção e operação de uma rede de monotrilhos que circulará em Salvador e no município de Simões Filho, gerando centenas de novos empregos.
Planos da BYD no Brasil incluem eletrificação e geração de empregos
De acordo com dados, o maior impasse na negociação com a fábrica da Ford está no fato de que a legislação que disponibiliza incentivos fiscais para as montadoras que se instalam no Nordeste ou no Centro-Oeste do Brasil, como é o caso da Stellantis em Goiana (PE) e da Caoa Chery em Anápolis (GO), não se aplica mais a novos entrantes, como a BYD.
Desse modo, as conversas estariam envolvendo órgãos regionais de incentivo, como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (DesenBahia), e até uma participação do Estado na oferta de benefícios subsídios tributários.
O objetivo da BYD seria adquirir apenas uma parte da fábrica da Ford, onde montaria seus carros elétricos em uma escala menor, nos formatos CKD e SKD. Antes, a empresa da China chegou a cogitar a compra de outra fábrica desativada da Ford, em São Bernardo do Campo (SP), mas desistiu da compra.
Conheça a BYD
As energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade das cidades do mundo inteiro no futuro, tornando possível que os ecossistemas urbanos operem com maior fluidez.
Sendo assim, a BYD planeja construir um futuro sustentável alimentado por energia limpa, onde cidades e natureza vivam pacificamente e onde o ar puro e limpo esteja garantido.
Sendo pioneira de soluções de energia limpa, a multinacional tem o compromisso de disponibilizar um ecossistema de zero emissões e busca construir um futuro sustentável com a eletricidade.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gas