Ter objetivos claros, reconhecer valores, fazer escolhas conscientes e ponderar as consequências, pedir ajuda e aceitar as próprias vulnerabilidades, desapegar de tudo que possa dificultar a jornada estão entre os tópicos relevantes para desenvolver a produtividade na vida.
Desenvolver a habilidade de se manter flexível e aberto em todas as situações e relações; alcançar seus objetivos com agilidade, prazer e sucesso; celebrar as vitórias e ser grato e generoso consigo são fatores relevantes para garantir a produtividade e ascender ao Pódio de Vida, conceito criado pela consultora de desenvolvimento Carlla Zanna, para definir o espaço de plenitude almejado por cada indivíduo, onde tudo flui com o máximo de aproveitamento potencial e mínimo desgaste ‘psicocomportamental’. Esta foi uma das mensagens deixadas por ela, que também é especialista em Psicologia Organizacional e Coach pela International Coach Federation – ICF, durante a palestra “Produtividade Humana: O Poder das Escolhas”, proferida, no dia 19 de setembro, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em Santo André/SP. “Pódio de Vida é o lugar onde todos querem chegar ao final de cada trilha percorrida na vida. É o que muitos chamam de felicidade”, completou.
Entre os fatores que influenciam a produtividade citou: a personalidade de cada um, fragmentação do foco (distrações, interrupções, multitarefas), sobrecarga de informações, a crença de que ser ocupado é igual a ser produtivo, a “gula do querer”, o tempo Kairós desregulado (sensação que cada um tem sobre o tempo), qualidade do ambiente onde se vive, encarar o futuro como extensão do passado, colocar foco no que se quer (ao invés de ficar dizendo o que quer evitar) e o autoconhecimento.
Carlla compartilhou informações relevantes de estudos de Universidades como Harvard e Stanford que afirmam que o propósito ou IKIGAI, do japonês razão de viver, também estão diretamente relacionados com a produtividade humana e a longevidade. Segundo as pesquisas, enxergar o significado na própria rotina ajuda a manter o engajamento, por isso as pessoas que veem um sentido maior no que fazem todos os dias são cinco vezes mais engajadas que àquelas que só fazem por fazer.
Durante a palestra, citou a frase de Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas escolhas, e é prisioneiro das consequências”, destacando que a produtividade humana está diretamente ligada às escolhas.
Para desenvolver a produtividade na vida, sugeriu ter objetivos claros, reconhecer valores, fazer escolhas conscientes e ponderar as consequências, pedir ajuda e aceitar as vulnerabilidades, dizer não quando necessário, investir tempo em coisas benéficas, evitar o perfeccionismo, manter as coisas organizadas, desapegar de tudo que possa dificultar a jornada, usar a energia vital a seu favor, desenvolver flexibilidade e praticar a abertura.
O evento fez parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2019. A próxima palestra será realizada no dia 24 de outubro, com o tema “Reforma Trabalhista: Vantagens e aplicação após quase dois anos de vigência”, com a advogada Daniele Sathler, no auditório da sede da Abrafiltros, situado à Av. Pereira Barreto, 1395, em Santo André/SP.
As inscrições são gratuitas e limitadas. Para participar, basta acessar o site www.abrafiltros.org.br, fazer a inscrição e trazer 1kg de alimento não perecível que serão doados para crianças com câncer, atendidas pela AHPAS – entidade que faz o transporte gratuito dessas crianças para seus respectivos tratamentos.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa