Atenta às necessidades do mercado, a Marelli Cofap Aftermarket, maior empresa do segmento de reparação automotiva do País, lança doze códigos de cubos de roda, ampliando um catálogo que possui mais de 150 códigos, com mais de 700 aplicações, que cobrem cerca de 95% da frota circulante.
Responsável por manter a roda fixada ao veículo, o conjunto do cubo da roda é posicionado entre o eixo e os tambores ou discos de freio e permite que as rodas girem livremente. São divididos em 1ª, 2ª e 3ª geração, com e sem rolamentos, com e sem ABS, sendo que os de primeira geração são mais comumente encontrados nas rodas dianteiras e sem rolamento acoplado, enquanto os de 2ª e 3ª gerações são aplicados nas rodas dianteiras e traseiras e podem ter rolamentos acoplados. Uma das funções do conjunto do cubo da roda é transmitir o torque das juntas homocinéticas para as rodas, além de ser fundamental para o sistema de direção, contribuindo para uma condução segura do veículo.
O conjunto do cubo da roda também é essencial para o sistema antibloqueio dos freios (ABS) e para o sistema de controle de tração (TCS). Além dos rolamentos, os conjuntos do cubo contêm o sensor de velocidade da roda que controla o sistema de freios ABS do veículo. O sistema de controle de tração também usa os sensores do ABS para operar. Se esse sensor falhar, ele pode comprometer o sistema antibloqueio de frenagem e o sistema de controle de tração.
Os sinais mais perceptíveis de que um cubo de roda necessita de revisão são: ronco, zumbindo, chiado acima de 50 km/h; vibração do volante durante a condução e a luz do ABS acender, o que indica que o sensor não está lendo corretamente ou o sinal foi perdido. É perigoso dirigir com um cubo de roda avariado. À medida que os rolamentos dentro do conjunto se desgastam, as rodas giram com mais dificuldade, causando trepidação. Além disso, se o conjunto do cubo se degradar, em casos extremos pode ocorrer a quebra, fazendo com que a roda se solte. Se houver suspeita de que o conjunto do cubo da roda está com defeito, leve o veículo ao mecânico de sua confiança para manutenção.
Os cubos de roda da Cofap são fabricados em aço forjado, possuem tratamento térmico e, assim como todo o portfólio da Marelli Cofap Aftermarket, são devolvidos de acordo com as especificações dos produtos genuínos, entregando ao mercado de reposição produtos com a mesma performance, qualidade e confiabilidade das peças originais.
As novas aplicações atendem veículos das montadoras Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Hyundai e Toyota. Confira os novos códigos:
- CRC03030: Fiat Toro 4×2 2016/… – traseiro com rolamento;
- CRC03031: Fiat Toro 4×4 2016/… – traseiro com rolamento;
- CRC04021: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 – dianteiro com rolamento/ sem ABS;
- CRC04022: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 4×2 – dianteiro com rolamento/ com ABS;
- CRC04023: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 4×4 – dianteiro com rolamento/ com ABS;
- CRC08018: Ford Focus Hatch e Sedan 1.6 e 2.0 2014/2019 – dianteiro sem rolamento;
- CRC10011: Honda CR-V 4×2 2007/2011 – traseiro com rolamento;
- CRC10013: Honda HR-V 2016/… – traseiro com rolamento;
- CRC10014: Honda WR-V 2017/2019 – traseiro com rolamento;
- CRC22033: Toyota Etios 2012/2018 – dianteiro esquerdo com rolamento/ com ABS;
- CRC22034: Toyota Etios 2012/2018 – dianteiro direito com rolamento/ com ABS;
- CRC32012: Hyundai Creta 2017/… – traseiro com rolamento
Referência em suspensão e amortecedores
Com 70 anos de Brasil, a Cofap, marca Líder no mercado de amortecedores – com mais de 1.500 códigos de produtos ativos, que atendem 98% da frota circulante no Brasil e detém 65 % do market share – é referência no mercado de reposição de componentes de suspensão automotiva, atendendo automóveis, veículos comerciais leves e pesados e motocicletas.
Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no sitewww.mmcofap.com.br ou pelo Atendimento ao consumidor 0800-0194054.
Fonte: Assessoria Cofap