O CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, promove uma série de atividades voltada à capacitação de profissionais de empresas associadas, como a programação dos workshops, em parceria com o SEBRAE, onde foram abordados temas nas áreas de gestão, vendas, marketing, finanças, tributária, produção e técnica.
Outra parceria com o SEBRAE permitiu promover a Oficina de Planejamento Participativo, consultoria de um dia com objetivo da entidade construir um programa de ação para os próximos anos.
Também na área de formação da mão de obra, a entidade deu continuidade ao projeto de melhoria da qualidade e produtividade técnica das equipes, realizando diversas reuniões com especialistas do SENAI-SP nas áreas de metrologia, usinagem, limpeza de peças e ferramentaria. “Propomos criar um EAD – Ensino a Distância em 2022, com o intuito de preparar jovens aprendizes em final de formação nas Escolas SENAI para atuarem em retíficas de motores como estagiários”, comentou. Ao completar o curso teórico e passar pelo estágio, o aluno estará apto a prestar um teste de capacitação profissional no SENAI, e, sendo aprovado, receberá o diploma de profissional retificador de motores.
Para obter informações do mercado de retíficas, foi realizada pesquisa nacional de mercado pela MDC. Os dados apurados sobre o perfil das empresas revelam que a média de tempo de atuação das retíficas no mercado é de 33,8 anos. Analisando os serviços prestados, todas as retíficas declararam que montam motores e que agregam outros serviços para aumentar o faturamento.
Em 2021, a entidade promoveu 10 reuniões virtuais para debater temas com participação de alguns parceiros, como Actioil (tratamento dos combustíveis diesel e gasolina), Isotech (descarbonização de peças e DPF), SENAI (usinagem de blocos modernos e processo de limpeza de peças), MWM (produtos e serviços) e LGPD (legislação sobre proteção dos dados). Também deu continuidade à Rede União, braço comercial do CONAREM, que cresce a cada ano.
Fonte: Assessoria CONAREM