Localizadas nas pontas dos semieixos, as juntas homocinéticas são as peças que transmitem a potência gerada pelo motor para as rodas. Exercem importante função e, por isso, requerem especial atenção na hora da manutenção. Um dos componentes que devem ser observados é o kit de reparo da junta homocinética, composto por coifa, abraçadeiras e graxa de bissulfeto de molibdênio. “Ao fazer a manutenção é fundamental analisar as condições do kit de reparo da junta homocinética, porque é ele que protege os demais componentes de desgaste e garante a sua durabilidade”, alerta Jeferson Credidio, gerente de engenharia e qualidade da Nakata.
O kit pode ser comprometido, pois está sujeito a vários tipos de danos, como deterioração por tempo de uso, exposição a produtos químicos, falhas nas abraçadeiras e rupturas das coifas por atrito com outros materiais. Segundo Credidio, o kit deve ser substituído ao constatar qualquer avaria para que a segurança do veículo não seja comprometida.
A recomendação é ficar atento a sinais de vazamento de graxa. “Veículos com problemas nestes componentes, geralmente, apresentam perda de graxa que podem inclusive danificar outros componentes da suspensão alem da própria junta”, comenta.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/kit-reparo-junta-homocinetica/).
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa