Segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança dos empresários brasileiros recuou 1,1 ponto na prévia de outubro deste ano, na comparação com o número final de setembro. Assim, o índice chegou a 96,4 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Também houve uma queda na confiança dos consumidores no período: redução de 3,9 pontos para 79,5 pontos.
Entre os empresários, a FGV observou quedas nos setores de comércio (-5,1 pontos) e de serviços (-1,4 ponto). De acordo com a Agência Brasil, a confiança da construção manteve-se estável, enquanto a indústria teve alta de 5,4 pontos e atingiu 112,1 pontos, o maior valor desde março de 2011 (112,5 pontos).
O Índice de Situação Atual dos Empresários, que mede a confiança no presente, aumentou 2,9 pontos, para 95,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas Empresarial, que mede a percepção sobre o futuro, caiu 3,8 pontos, para 97,2 pontos.
Entre os consumidores, o índice que mede a percepção sobre a situação atual caiu 1,9 pontos, para 70,7 pontos, enquanto o indicador que capta as perspectivas para os próximos meses teve queda de 5 pontos para 86,5 pontos.
O que os índices sugerem é uma falta de perspectiva de empresários e consumidores para um futuro recente, principalmente devido à duração da pandemia e à incerteza quanto à duração da crise.
Fonte: Redação