A pandemia forçou empresas e consumidores a se adaptarem a um “novo normal”. Não dá para saber ainda o que fica como um novo comportamento mesmo, mas é inegável que a internet como ferramenta de busca de produtos e comparação de preços veio para ficar, mesmo em segmentos menos digitais, como a comercialização de automóveis. Na plataforma Mercado Livre, tanto a demanda quanto a oferta por carros cresceram nos últimos meses.
Alguns modelos de veículos nem precisam de tanta propaganda e já são campeões de audiência da web, como o Onix, da Chevrolet, e o Gol, da Volkswagen. As marcas começam a descobrir o poder de se mostrar e de atrair vendas pela rede. No meio da crise, montadoras como BMW (loja oficial de seminovos), Chevrolet (showroom da Chevrolet Tracker) e Nissan (loja oficial de veículos novos da marca), por exemplo, procuraram o marketplace para desenvolver projetos de venda e exposição de marca no canal.
Mudança nos hábitos de buscas na pandemia
Mesmo sem grandes mudanças, a partir dos dados de comportamento do consumidor na pesquisa da categoria “carros e caminhões” da plataforma, o Mercado Livre notou-se algumas curiosidades:
- 96% das buscas correspondem a publicações de usados e 4% a 0Km;
- No segundo trimestre houve um crescimento de 10% na quantidade de visitas a anúncios de modelos com preços acima de R$ 200 mil, em comparação ao primeiro trimestre do ano;
- Mas, mais de 90% das buscas são realizadas entre modelos com preços abaixo de R$ 50 mil;
- Nos últimos meses, os carros econômicos são os que apresentam maior intenção de compra.
Segundo Luis Paulo dos Santos, diretor de veículos, imóveis e serviços do Mercado Livre, para atender aos novos hábitos de consumo on-line, intensificados pela crise da COVID-19, empresas do setor automotivo vêm buscando no universo digital um meio de se conectar a esse novo consumidor.
Uma prova disso são os lançamentos de novas lojas oficiais de montadoras na plataforma. “Mesmo no período da pandemia, a busca por automóveis cresceu no marketplace. Somente no último mês de abril, foram 40 milhões. Oferecemos às marcas, o acesso a uma grandiosa audiência com mentalidade de compra – no último trimestre o Mercado Livre atingiu os 51,5 milhões de usuários únicos ativos -, além de soluções de branding, performance, dados e insights”, reforça o executivo.
Confira abaixo os modelos de veículos mais pesquisados por consumidores e cujos anúncios tiveram mais contatos pela plataforma do Mercado Livre no segundo trimestre, de abril a junho.
Buscas de carros em geral
A venda de veículos pela internet ainda não é 100% digital, especialmente porque o pagamento ainda depende de outros trâmites fora da rede. Mas, o Mercado Livre já tem um rastro de quais modelos de carros interessam mais os usuários pelas buscas. Considerando novos (0Km) e usados, veja os modelos mais buscados no último trimestre:
Carros mais buscados no 2º trimestre
Vale destacar que no primeiro trimestre (janeiro a março) e em 2019, o carro mais procurado havia sido o Honda Civic.
Buscas por carros zero quilômetro
Na tabela abaixo, o Mercado Livre mostra os carros novos (apenas os 0Km) mais buscados na plataforma no último trimestre no Brasil:
Carros novos mais procurados no 2º trimestre
Uma curiosidade: as buscas pelo Chevrolet Onix são 80% maiores do que o segundo colocado (Toyota Corolla).
Intenção de compra
Com base no número de contatos registrados nos anúncios dos automóveis, o Mercado Livre conseguiu ainda elencar quais os veículos que tiveram uma maior intenção de compra por parte dos usuários da plataforma. Mais uma vez, o Gol, da Volkswagen, se destaca em primeiro, seguido por Chevrolet Celta e Honda Civic.
No início do ano, os mais contatados foram o Honda Civic, Volkswagen Gol e Toyota Corolla. Mais uma vez, ao que tudo indica, os carros econômicos estão sendo mais almejados durante a pandemia.
Ranking dos mais contatados no último trimestre
Por Naiara Bertão, Valor Investe — São Paulo
Foto: Freepik
Fonte: Valor Investe