Parte do sistema de freios e um componente de segurança do veículo, o cilindro mestre tem como função a pressurização do fluido, ou seja, ele aciona a pressão hidráulica dos freios, bem como distribui para todo o sistema. Por isso, é fundamental que a peça esteja em boas condições para garantir eficiência na frenagem. “É muito importante que motoristas fiquem atentos a qualquer indício de que a peça possa estar danificada. Um dos sintomas que indicam que o cilindro mestre possa estar com problemas é a descida do pedal até o final de curso pelo desgaste das vedações”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil, destacando que a vedação correta do cilindro m estre garante grande parte da capacidade de frenagem.
Vazamentos na linha hidráulica também podem acarretar dificuldade durante a frenagem. Composta por tubulações rígidas e flexíveis, a linha hidráulica é responsável por conectar o cilindro mestre aos diferentes freios do veículo. “As tubulações podem sofrer desgaste pela corrosão, apresentando fissuras que geram vazamentos ou inchamento dos flexíveis, o que provoca aumento no curso do pedal de freio e perda da capacidade de frenagem”, alerta.
Também pode ocorrer bolhas de ar no circuito hidráulico do freio, deixando, assim, o pedal esponjoso e com maior distância de parada. Ele lembra que se o circuito hidráulico do freio for aberto na hora da manutenção, é obrigatório fazer a sangria do freio para retirar as bolhas de ar.
O fluido de freio, que transmite a pressão aplicada para as quatro rodas do veículo, também pode perder propriedades com o tempo (acúmulo de umidade), por isso, é essencial efetuar a troca de acordo com as recomendações do fabricante.
Pastilhas/lonas, itens que entram em contato com disco/tambor, também merecem atenção especial, devem ser de marcas tradicionais do mercado, pois são essenciais para assegurar o desempenho adequado da frenagem.
A recomendação é estar atento aos sinais de desgaste do sistema de freios, como ruídos agudos durante a frenagem, pedal de freio baixo ou pesado, trepidação no volante e/ou no pedal durante a frenagem, e luz indicativa no painel. Caso apresente algum dos sinais, efetuar a revisão completa do sistema de freios em um mecânico de confiança para um diagnóstico preciso da falha e uma reparação adequada.
Fonte: Assessoria Controil