A Toyota continua focando em uma abordagem multi-energia ao apresentar recentemente seu novo modelo Corolla Cross H2, um protótipo equipado com motor a combustão de hidrogênio para mostrar que há outras possibilidades em termos de neutralidade de emissão além dos carros elétricos.
Toyota foca em motor a combustão de hidrogênio e elétrico
Na verdade, a montadora do Japão continua investindo nos híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria, mas sem dar prioridade para uma propulsão em particular. Em seu comunicado à imprensa, a empresa destaca que disponibiliza a oportunidade, para seus clientes espalhados em 170 países e regiões de vendas no mundo inteiro, de reduzir sua pegada de carbono atualmente, independentemente de sua localização e demandas diárias.
Como já dito em outras oportunidades, a montadora crê fielmente que é muito cedo para se focar em apenas uma única solução de emissão zero e, desta forma, está desenvolvendo, ao mesmo tempo, o motor a combustão de hidrogênio ao lado da tecnologia elétrica a bateria.
Para criar os protótipos equipados com motores a hidrogênio, a montadora japonesa, por meio da equipe Rookie Racing, tem utilizado o automobilismo. Durante 2022, a montadora esteve presente em todas as corridas de resistência Super Taikyu no Japão com um Corolla H2 GR de combustão a hidrogênio, que, inclusive, foi pilotado pelo próprio presidente da montadora, Akio Toyota.
O veículo com motor a combustão de hidrogênio da empresa rodou nas vias públicas da Europa pela primeira vez quando o GR Yaris H2 foi colocado em ritmo acelerado em uma corrida de demonstração no WRC em Ypres, na Bélgica. Esse experimento de tecnologia durante as provas de automobilismo contribui para que a montadora coletasse dados e começasse a avaliar a viabilidade deste tipo de motorização.
Motor a combustão de hidrogênio alcança desempenho igual de motor a gasolina
Ao longo de uma temporada de Super Taikyu, a Toyota conseguiu expandir o torque de combustão de hidrogênio em 33% e a potência em 24%, atingindo o avanço do desempenho dinâmico que equivale a um motor a gasolina convencional.
A autonomia foi expandida em cerca de 30% e o tempo de abastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogênio, a Toyota está atuando em conjunto com diversas partes interessadas nas áreas de produção e transporte de hidrogênio verde, com o ambiente exigente do automobilismo como um banco de testes. Com todo esse conhecimento acumulado, a montadora decidiu ir além das pistas e desenvolver um protótipo para as ruas: o Corolla Cross H2 Concept.
Corolla Cross pode ganhar produção em série
O SUV compacto conta com um motor turbo de 3 cilindros 1.6 litro do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão. Além disso, conta com know-how do tanque de hidrogênio da Mirai, permitindo à montadora do Japão desenvolver um protótipo de hidrogênio Corolla Cross H2 que pode transportar até 5 passageiros e suas bagagens.
A avaliação real está sendo feita atualmente ao lado do desenvolvimento digital, com o veículo iniciando em breve os testes de inverno no norte do Japão. Os principais benefícios da combustão a hidrogênio incluem a redução da dependência de matérias-primas limitadas, tempos de reabastecimento mais rápidos, como lítio e níquel, no caso dos carros elétricos, por exemplo.
Atualmente, a Toyota afirma que está a cerca de 40% no caminho para a produção de modelos como o Corolla Cross H2 Concept.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gás