Para este modelo de veículo, a junta homocinética deslizante já vem montada e o reparador precisará apenas fazer a instalação, mas ela pode desmontar com o manuseio ou no momento da instalação e, caso isso ocorra é preciso tomar cuidado para remontá-la na posição correta.
Apesar de ser um serviço aparentemente simples, a substituição da junta homocinética deslizante deve ser feita sempre com cuidado, além de checar a posição de montagem, é recomendável avaliar todas as peças ao seu redor, conferir a aplicação exata no catálogo, caprichar na limpeza, colocar toda a graxa que vem no kit e usar ferramentas adequadas, inclusive, o torquímetro.
Além disso, outro ponto importante é tomar cuidado na hora da instalação da peça. No caso da junta homocinética deslizante do VW Gol G5, código de referência NJH01-103D Nakata, a peça vem pronta para instalar. Na embalagem da peça tem tudo que mecânico precisa: junta montada, coifa, graxa, abraçadeiras e travas. A junta tem o movimento livre e perfeito para dentro e para fora que serve para compensar o movimento telescópico do eixo. No entanto, o problema pode surgir no manuseio durante a instalação da junta deslizante, ela pode desmontar separando, anel interno, anel externo, gaiola e esferas.
É preciso cuidado para não remontar a junta na posição errada. As esferas entram um pouco forçadas e se o reparador não se der conta desta dificuldade a montagem pode ser feita de forma errada. Mas, com atenção, é possível verificar a clara diferença entre a montagem correta e a incorreta. É preciso alinhar as pontas mais grossas do anel interno com as pontas mais finas do anel externo. Quando instalada de forma errada, a peça fica travada. Se esta junta deslizante montada fora de posição for instalada no carro falhará. O problema mais comum é a quebra da gaiola, parte mais frágil da peça. Quando a gaiola resiste, geralmente, o anel trava do semieixo, escapa ou quebra.
Esta dica é de Márcio Ferraro, da Auto Mecânica Valmar, de Santo André/SP, um dos premiados na promoção Feras da Oficina Nakata, realizada de 28/01/2019 a 03/02/2020, que detectou o problema quando o veículo chegou em sua oficina já apresentando falhas.
Para conferir esta e outras informações e orientações sobre manutenção e aplicação de peças, basta acessar o canal da YouTube Nakata no link https://www.youtube.com/watch?v=1r_CwQlaIfo.
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa