Como não provocar danos no sistema hidráulico na hora de trocar pastilhas, resolver vazamento de óleo na abraçadeira da coifa e resolver problema de marcha lenta após a troca da bomba de óleo são os temas que se destacaram no mês de outubro.
A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes undercar para o mercado de reposição, divulga mais três reparadores vencedores da promoção “Feras da Oficina”. No mês de setembro, os ganhadores que apresentaram as melhores dicas de reparação foram: Guilherme Souza Silva, de São Bernardo de Campo/SP, Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá/SP; e Giovani Dalla Lana Moreira, da Mecânica Mundinject, de Santa Maria/RS.
Guilherme Souza Silva, de São Bernardo de Campo/SP, ficou em primeiro lugar com a dica “Evitando prejuízo na hora de trocar pastilhas de freios”. Em sua dica, para que não ocorra danos ao sistema hidráulico do freio, Silva recomendou abrir o sangrador para não fazer pressão contrária ao cilindro mestre e módulo de ABS todas às vezes que for substituir as pastilhas. “Assim, a sujeira não sobe no cilindro mestre e no módulo do ABS”, ressaltou.
A segunda dica premiada é de Fernando Neves, de Mauá/SP, que apresentou o tema “Vazamento de óleo na abraçadeira da coifa lado do cambio”. Neves explicou que o veículo estava vazando óleo pela coifa. O motivo? Foi aplicada uma coifa inadequada, com cinta plástica “Este tipo de abraçadeira não deve ser usado em coifa de junta homocinética, pois além de não dar o aperto correto elas sofrem maior dilatação”, enfatizou. O defeito foi resolvido trocando a coifa e abraçadeira seguindo as instruções do fabricante do produto, dando aperto correto nas abraçadeiras com ferramenta adequada. “Ao trocar coifa nunca use abraçadeira improvisada e sempre aperte com alicate tipo ponte que garante um aperto perfeito sem correr o risco de vazar óleo, nem rasgar a coifa ou soltar a abraçadeira”, concluiu.
Giovani Dalla Lana Moreira, de Santa Maria/RS, abordou o tema “Corolla grilando e marcha lenta ruim”. Moreira contou que a bomba de óleo Nakata NAKATA NKBO1100 havia sido substituída. “Conferimos por meio do osciloscópio para verificar se estava fora do sincronismo sensor fase x rotação. Após abrirmos, conferimos o ponto mecânico e estava correto. O defeito era na roda fônica, que serve em duas posições. Assim, viramos com a letra F para frente do motor e o carro voltou à sua normalidade”, disse.
As dicas podem ser acessadas no portal Feras da Oficina (https://www.ferasdaoficinanakata.com.br). Para participar, basta seguir as orientações do portal da campanha, que vai até 15 de janeiro de 2020. É possível postar várias dicas.
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa