Como rede credenciada de retíficas que presta serviços autorizados pela FPT, empresários vão conhecer as operações da fábrica, em Minas Gerais.
A diretoria do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, visitará a fábrica de motores FPT que fica em Sete Lagoas-MG, no dia 26 de julho. Os empresários que congregam a Rede Nacional de Retíficas CONAREM credenciada pela FPT para prestar serviços autorizados, oferecendo assistência técnica em pós-venda aos motores que equipa os veículos Iveco e equipamentos da Case e New Holland conhecerão as operações da fábrica. A iniciativa, na visão do presidente do Conarem José Arnaldo Laguna, possibilita estreitar a relação de parceria com a fábrica que escolheu a rede de retíficas CONAREM para ser credenciada. A entidade também possui a mesma prestação de serviços autorizados com os fabricantes Cummins, MWM, Perkins, Yanmar, Deutz, Lombardini e VW MAN.
As parcerias são importantes e geram negócios para a Rede Nacional de Retíficas CONAREM que ganhou notoriedade justamente por seguir a norma ABNT NBR 13032 que estabelece os padrões e processos para este tipo de reparo, além de serem auditados. Atualizada em 2008, a norma garante a qualidade da retífica em motores, estabelecendo todos os procedimentos necessários para execução dos trabalhos, bem como determina requisitos sobre qualificação profissional da mão de obra e os equipamentos e instalações necessárias.
Para auxiliar o trabalho das retíficas, a entidade possui banco de dados técnicos com informações de 3.326 aplicações em veículos de operação terrestre, industrial e náutica por meio de sistema informatizado prático, rápido e disponível 24 horas, apenas para os associados.
Além da visita à FPT, a diretoria participará, em Belo Horizonte/MG, no dia 27 de julho, da 3ª Plenária Nacional do CONAREM no exercício de 2019, onde serão apresentados os trabalhos e resultados de todas as ações realizadas, bem como os projetos em andamento e propostas de novas iniciativas que visam o desenvolvimento do setor de retíficas.
Saiba mais sobre o Conarem – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa