Presidente da montadora diz que fundo árabe apoia que a montadora pare de negociar ações na bolsa. E que operação será estruturada, para empresa não fique com dívida esmagadora.
presidente da Tesla, Elon Musk, afirmou nesta segunda-feira (13) que está negociando com o fundo soberano da Arábia Saudita e com outros investidores para financiar a saída da fabricante de carros elétricos da bolsa.
Em uma mensagem surpreendente publicada no Twitter na última terça (7), Musk revelou a intenção de parar de negociar ações da montadora na bolsa de Nova York. A declaração fez o valor das ações disparar.
No mesmo dia, Musk disse que o financiamento para a saída da bolsa estava “assegurado”. Mas os comentários surpreendentes alimentaram especulações de que seria necessário pedir grandes empréstimos para isso.
Risco de dívida
Ainda na semana passada, reguladores do mercado dos Estados Unidos pediram que a Tesla explicasse as afirmações de Musk. Até agora um plano não foi entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).
Em uma mensagem nesta segunda, no site da Tesla, o executivo afirmou que “não há dúvida” de que os sauditas financiariam a transação após a reunião realizada entre eles no último dia 31.
E acrescentou que a operação seria estruturada com equidade, para que não caia sobre a empresa uma dívida esmagadora.
“Continuo conversando com o fundo soberano saudita, e também estou conversando com outros investidores”, disse.
A decisão, porém, precisa ser aprovada pelos principais acionistas da montadora. Musk é dono de cerca de 20% das ações.
Por que a Tesla?
Horas antes de o executivo anunciar a intenção de tirar a Tesla da bolsa, na terça, corriam rumores de que um fundo saudita tivesse comprado parte da Tesla, o que a empresa não confirmou no dia.
Nesta segunda, Musk assumiu que o fundo comprou “quase 5%” da Tesla “recentemente”, e que então pediu uma nova reunião com o executivo.
Musk indicou que vinha tendo contato com o fundo saudita há algum tempo e que eles propuseram “muitas vezes”, desde 2017, transformar a Tesla em empresa de capital fechado.
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês) é conhecido por investimentos em tecnologia, incluindo os US$ 45 bilhões no Vision Fund, do SoftBank Group.
Valor de mercado
Musk explicou ainda que sua ideia comprar as ações da Tesla a US$ 420, informada também na semana passada, aplica-se somente aos atuais acionistas que não queiram continuar na empresa se ela se retirar da bolsa.
“Agora minha melhor estimativa é de que aproximadamente dois terços das ações atualmente em poder de investidores seriam mantidos na companhia”, disse.
Fonte: G1