Associação ampliou parcerias e participação em eventos internacionais. Entre as ações no País, destaque para o Ciclo de Palestras, Fóruns de Debates, novas parcerias institucionais e o pleno atingimento das metas do programa Descarte Consciente Abrafiltros, que atingiu a marca de mais de 16 milhões de filtros reciclados desde 2012.
O ano de 2019 foi de trabalho intenso na Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, e, para este ano, a perspectiva é de ampliar, ainda mais, as ações em prol do setor de filtração automotiva e industrial. “Em 2019, estabelecemos parcerias com o objetivo de fomentar conhecimento no segmento de filtros industriais e automotivos, bem como estimular o crescimento do mercado”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros, ressaltando que, em 2020, as atividades continuam em ritmo acelerado.
Ações internacionais
Entre as novidades realizadas em 2019, a Abrafiltros estabeleceu parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Minnesota, que poderá gerar negócios e também a troca de conhecimentos, por meio de cursos e eventos promovidos por ambas as associações. Também firmou parceria na Conferência Brasil-Alemanha de Tecnologias e Soluções de Processos Industriais, evento promovido em nome do Ministério Federal para Economia e Energia (BMWi), da República Federal da Alemanha, realizado em setembro na cidade de São Paulo e que possibilitou aos associados da Abrafiltros a interação direta com empresas multinacionais.
Com o objetivo de abrir novos negócios e trazer as tendências e desenvolvimentos do mercado aos associados, a Abrafiltros também participou pelo segundo ano consecutivo como expositora na feira internacional Filtech, na Alemanha, além de marcar presença no Guia Global de Filtros, publicação de referência no setor. A Filtech é considerada a maior feira mundial de filtração e separação, e atingiu em 2019 um novo recorde de público,16.500 mil visitantes (18% a mais do que 2018), oriundos de 75 países e 428 expositores (12% a mais do que 2018).
Para 2020, a Abrafiltros também já firmou parceria institucional com o 13th World Filtration Congress, que acontecerá de 20 a 24 de abril de 2020, em San Diego, California/EUA.
Expansão nacional
No Brasil, a Abrafiltros ampliou a participação presencial e também apoiou institucionalmente os principais eventos correlatos ao mercado de filtros no País, entre os quais, FISPAL, FENASAN e AUTOMEC – onde realizou palestra abordando as legislações ambientais de logística e o Programa Descarte Consciente Abrafiltros.
No Ciclo de Palestras Abrafiltros, que mensalmente apresentou assuntos de interesse do mercado com entrada gratuita, foram promovidos 12 encontros atingindo público 5% superior em relação ao ano de 2018. Foram abordados temas como investimentos, proteção de dados e educação digital, liderança, gestão de medicina preventiva empresarial, recursos hídricos, compliance e ética nos negócios, comércio exterior, logística reversa, produtividade humana, reforma trabalhista, economia, entre outros, apresentados por profissionais de gabarito no mercado.
Já o Fórum de Debates Abrafiltros, espaço criado dentro da Câmara Setorial de Filtros Industriais para debater os caminhos e avanços do segmento de filtros industriais nas suas mais diversas aplicações, abrangeu 10 encontros, que contaram com a mediação dos consultores técnicos Rogério Jardini, José Alexandre e Alex Peixoto.
A associação também manteve parcerias com a AEA – Associação de Engenharia Automotiva, para fomentar conhecimento sobre tendências, novas tecnologias e impactos no setor automotivo; o IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, para concessão de descontos especiais aos associados, seus dependentes e colaboradores da associação nos cursos de pós-graduação em engenharia, administração e design; e ASPR – Contabilidade de Gestão, ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André, ABIARB & SINDIBOR – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha & Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e ITEB – Indústria Técnica de Borrachas para divulgação e parceria em eventos.
Na área de comunicação, desenvolveu em parceria com a agência L3PPM, diversos materiais de comunicação, com destaque para a campanha institucional promovida através das redes sociais, apresentando curiosidades e conceitos do segmento de filtração. Com a Verso Assessoria de Imprensa, elaborou 17% de novos releases em relação a 2019, que geraram mais de 444 notícias publicadas.
Durante os meses de maio e junho de 2019, a Abrafiltros promoveu pela segunda vez, a Campanha do Agasalho. Foram arrecadados mais de 650 itens de inverno que foram doados a Casa de Idosos Irmã Isabela Soler em Mauá. Já nos meses de setembro e outubro, realizou pela terceira vez, a campanha de arrecadação de alimentos para crianças carentes e/ou em situação de vulnerabilidade. As doações foram destinadas a AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, que oferece transporte gratuito e apoio socio familiar a crianças e adolescentes com câncer.
Na área ambiental, o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, presente em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, atingiu plenamente as metas estabelecidas com as Secretarias de Meio Ambiente Estaduais e contabilizou 16.132.363 filtros reciclados de 2012 a 2019, em cumprimento às legislações ambientais. Participam do programa as empresas associadas: CNH Industrial Brasil Ltda.; Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; Wega Motors Ltda; e Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda.
Resultado e perspectivas
As ações realizadas pela Abrafiltros resultaram na adesão de 9 novas empresas em 2019 – OBER Indústria e Comércio, Newtec Máquinas e Filtros Ltda, RATTS Filtros Industriais, 3 no segmento de filtros industriais; Volkswagen do Brasil, CNHI Industrial, MWM Motores, John Deere, 4 no segmento de filtros automotivos; e Yanpai do Brasil e Pressure, 2 no segmento de fornecedores. O resultado é expressivo pelo mercado ser segmentado e marcado por ações individuais. No total, a associação reúne atualmente 41 associados.
“Tivemos um crescimento expressivo em um ano particularmente desafiador para o País, sendo em anos recentes, o que mais resultou na adesão de novas empresas”, explica Adriano Bonazio, Gerente de Comunicação & Marketing.
E a associação irá seguir em ritmo forte em 2020. Segundo o presidente João Moura, a previsão é ampliar o Ciclo de Palestras e Fórum de Debates, promover o 1° Seminário Brasileiro de Filtros, formar novas parcerias institucionais nas áreas de ensino, feiras e negócios, consolidar pesquisas de mercado e ampliar o quadro de associados. Entre os desafios, também deve ocorrer a implantação do programa Descarte Consciente Abrafiltros no Mato Grosso do Sul e surgiram também contatos com novos Estados.
“Trabalho dá trabalho. Nossas metas são ambiciosas e com o comprometimento da Diretoria, associados e colaboradores em ações de interesse de grupo, temos conseguido superar barreiras e alcançar resultados positivos”, finaliza.
Conheça mais sobre a Abrafiltros, acesse: www.abrafiltros.org.br
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa