A Blix, uma fabricante de bicicletas sediada na Califórnia, lançou recentemente seu novo veículo elétrico chamado de Dubbel, um novo modelo totalmente movido a bateria. De acordo com a empresa, a bicicleta elétrica “mais versátil” da sua linha até aqui recebeu inspiração no design e funcionalidade das motos compactas. O modelo tem capacidade para transportar passageiros, cargas leves e até animais de estimação.
Bicicleta elétrica possui autonomia de 130 km
Um dos grandes destaques do veículo elétrico é o seu design modular. O modelo conta com vários pontos de montagem que tornam possível adicionar acessórios de acordo com a demanda do proprietário. O usuário pode instalar na bicicleta elétrica uma cesta frontal, por exemplo, um compartimento extra lateral, um banco almofadado no rack traseiro, entre outros equipamentos, de acordo com a empresa.
O veículo elétrico tem capacidade de carga útil de 200 libras, o equivalente a 90,72 kg, podendo ter uma autonomia máxima de 130 km. De acordo com as informações da empresa, a Dubbel vem equipada com pneus grossos de fábrica, resistentes a furos e rodas de 20 polegadas (50,8 centímetros). A bicicleta elétrica também conta com freios a disco hidráulicos, farol de LED, acelerador e uma buzina instalada na região do guidão. O câmbio, por sua vez, conta com 8 marchas.
É importante mencionar que o veículo elétrico também traz aos seus clientes a opção de comprar um sistema de baterias duplo de 1.228 Wh, o que lhe oferece mais 80 km de autonomia. Já em relação ao motor, a Dubbel conta com uma unidade de 750 W com pico de potência de 1.350 W e 90 Nm de torque. De acordo com a página oficial da empresa, o modelo chega ao mercado com um preço sugerido de US$ 1.900, o equivalente a R$ 9.800 na cotação atual.
A empresa Mokwheel, também da Califórnia, desenvolveu um modelo de bicicleta elétrica que pode funcionar como estação de energia solar para carregar aparelhos eletrônicos como notebooks e celulares.
O veículo elétrico conta com até 1.000 W de potência e entrada para painéis fotovoltaicos na carcaça, e foi projetado para terrenos acidentados e com incidência de luz solar. O grande destaque da empresa foi conseguir um inversor de capacidade de carregamento solar, o que transforma a bicicleta em uma estação de produção de energia elétrica a partir dos raios solares.
Em outras palavras, os usuários não ficarão mais sem bateria no celular durante o passeio, ou sem energia em uma casa afastada da cidade.
Veículo capaz de escalar o Monte Everest com apenas uma carga
Outra empresa dos EUA desenvolveu uma bicicleta elétrica que tem capacidade para escalar o Monte Everest com apenas uma única carga. O modelo desenvolvido pela Optibike é chamado de R 22 Everest, sendo a versão de mais alto desempenho já produzida pela marca.
O veículo, que é um modelo off-road, foi revelado no último mês pela empresa e conta com duas baterias, totalizando o fornecimento máximo de 3.260 Wh de capacidade, o que equivale a aproximadamente 6,5 vezes mais potência do que as baterias encontradas em bicicletas elétricas de menor preço.
Todo o conjunto disponibiliza à bicicleta elétrica uma autonomia de 510 km com apenas uma única carga, no modo de assistência de pedal e a uma velocidade de até 25 km/h, de acordo com a própria empresa.
Fonte: Redação Click Petroleo e Gas