Empresa Clarios foi reconhecida por práticas sustentáveis, concorrendo com 70 corporações do Brasil.
A Clarios, fabricante das baterias Heliar, foi a vencedora do 25º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, que reconhece as melhores iniciativas do setor industrial no âmbito da sustentabilidade. A empresa recebeu o reconhecimento na categoria de empresas de grande porte, concorrendo com outras 70 corporações do Brasil. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) reconheceu a iniciativa da Clarios de criar o seu próprio sistema de manufatura, que envolve todas as áreas da fábrica instalada em Sorocaba (SP) em atividades ambientalmente corretas.
O sistema visa estabelecer uma maneira única para capacitar, impulsionar e medir os avanços dos resultados obtidos. Tem base nos conceitos de Lean Manufacturing e de Melhoria Contínua, estruturado em uma ferramenta de avaliação que é usada para determinar os níveis alcançados por todas as equipes de trabalho.
O sistema criado pela empresa segue, ainda, nove princípios que norteiam toda a organização, que são: Local de Trabalho Seguro, Pessoas Capacitadas, Qualidade Total, Cultura de Melhoria Contínua, Fluxo de Valor, Controle de Material, Visual de Fábrica, Meio Ambiente & Sustentabilidade e Design de Manufatura.
Dentro do princípio de Meio Ambiente & Sustentabilidade, a Clarios incentiva ações como um programa específico para economia de energia elétrica em toda a fábrica, o programa de coleta seletiva e também campanhas sociais, como arrecadações de alimentos. No ano passado, os colaboradores da empresa conseguiram as doações de 800 itens que foram encaminhados a instituições filantrópicas de Sorocaba e região.
“Assim garantimos que todos os colaboradores estejam engajados em criar um ambiente sustentável, pautado nas melhores práticas ambientais, o que nos levou a receber esse importante prêmio”, destaca o vice-presidente e diretor geral da Clarios no Brasil, Alex Pacheco.
O prêmio
Essa é a 25ª edição do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental e teve a inscrição de 70 empresas do País. Ao longo das duas décadas da premiação, a Fiesp teve a participação de 365 companhias e 662 projetos inscritos.
Todos esses projetos juntos possibilitaram que 10 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser gerados e 429 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem descartados. Somados, esses e vários outros indicadores resultaram em economia de mais de R$ 2,5 bilhões para as empresas. E, consequentemente, em um meio ambiente mais equilibrado.
O anúncio da premiação se deu em cerimônia no primeiro dia da Semana de Meio Ambiente, 4 de junho. O incentivo às empresas reconhecidas vem por meio de troféus e placas de menção honrosa. Foram premiados projetos finalistas em cada categoria: Micro e Pequeno Porte; Médio e Grande Porte e Responsabilidade Socioambiental.
De acordo com o diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Nelson Pereira dos Reis, essa iniciativa busca mostrar que as empresas podem crescer de forma sustentável, sem comprometer as gerações futuras. “É por isso que a Fiesp estimula a indústria paulista a criar soluções para continuar atuando de forma eficiente, mas com a consciência necessária”, ressalta.
Fonte: Fiesp