Vinfast foi criada no ano passado, e pretende abrir as vendas no mercado local em 2019. Visual dos modelos foi criado pelo consagrado estúdio Pininfarina.
Enquanto grandes fabricantes, como Volkswagen, Fiat, Jeep, Ford e Nissan decidiram não participar do Salão de Paris, uma outra marca de carros, bem menos conhecida, fez sua estreia em terras francesas.
É a Vinfast, fundada no ano passado, e que se auto proclama a primeira fabricante de veículos do Vietnã. A empresa faz parte de um conglomerado que atua em ramos diversificados, como imóveis, varejo, hotéis, seguros saúde, estúdios de animação e universidades, só para citar alguns exemplos.
No caso dos veículos, apesar de a história ser recente, a Vinfast utiliza a base tecnológica criada por uma fabricante de renome, a BMW.
Os dois primeiros produtos da companhia, o sedã A2.0 e o SUV SA2.0 são construídos sobre a plataforma dos BMW Série 5 e X5, respectivamente. O motor, um 2.0 turbo de 176 cavalos (só para o sedã) ou 231 cv (para ambos), também têm como base os propulsores alemães, mas construídos pelos vietnamitas. O câmbio automático de 8 marchas é fornecido pela ZF.
Observando o interior, não é difícil encontrar peças vindas de modelos da fabricante alemã, como alavanca de câmbio e comandos de regulagem dos bancos elétricos. A montagem, no entanto, não possui a mesma qualidade dos modelos BMW.
Além da plataforma e mecânica BMW, o desenho dos veículos é assinado pelo consagrado estúdio Pininfarina, e foi escolhido em votação popular.
Foco no mercado regional
Mesmo com o estande em Paris, a Vinfast ainda não tem uma data para lançar seus produtos na Europa. Por enquanto, o espaço no local tem como objetivo tornar a empresa mais conhecida.
“As vendas começam no ano que vem, apenas no mercado vietnamita. Depois, vamos expandir para outros mercados asiáticos, como a China”, disse Matt Morre, responsável pelo atendimento à imprensa no Salão de Paris.
Fonte: G1